A tecnologia sempre foi um meio de alcançar mais clientes, e isso em qualquer segmento. E, é claro, perde a empresa que decide não se fazer presente no mundo digital.
O cenário do marketing brasileiro é inclusive um dos mais digitais do mundo – de acordo com dados do Observatório de Dados da GoDaddy 2023, o Brasil está no topo na utilização de sistemas de automação dentro de estratégias de marketing nas empresas pequenas. Os dados mostram que 69% dos empresários usam ferramentas como e-mail marketing, relatório de métricas e outros.
Ainda, a pesquisa constatou que grande parte das pequenas empresas no Brasil pretendem automatizar o marketing de seus sites, como melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de pesquisa (68%), implementar um design visando a experiência do cliente com responsividade (64%) e monitorar o tráfego de usuários na página (62%).
Entre as empresas que ainda não estão presentes no mundo digital, 40% pretendem criar um site nos próximos três meses e 48% no próximo ano.
Por que estar presente no mundo digital melhora o marketing da sua empresa?
Diferentemente do marketing “analógico”, em que é necessário impressões, pinturas de outdoors e propagandas “boca a boca” para atrair clientes, o marketing digital permite que o alcance das suas propagandas seja muito maior com bem menos recursos.
Os entrevistados brasileiros para a pesquisa da GoDaddy disseram que os benefícios de ter um site são: aumento da visibilidade do negócio, criar uma vitrine em que é possível exibir melhor os produtos e serviços para os clientes, e aumentar as possibilidades de públicos-alvo do negócio.
Na prática, isso significa que quando você coloca a sua empresa no mundo digital, há um mar de possibilidades para você alcançar novos clientes, fidelizar os que já têm e ainda aumentar as possibilidades de divulgação dos produtos e serviços. No digital, você pode “linkar” todas as redes sociais ao seu site, e até criar páginas especiais para promoções.
Isso é muito importante sobretudo em promoções sazonais, como a black friday 2023 por exemplo – as estratégias de marketing conseguem se voltar para uma ampla divulgação dos descontos e promoções nessa época do ano, em que você pode impulsionar as propagandas nas redes sociais em peso, e direcionar os clientes para o seu site.
O Marketing Digital é hoje fundamental para as empresas.
Um ponto relevante e que foi abordado aqui é quanto a questão dos benefícios de se ter um site. O que ajuda na visibilidade do negócio e o ajuda a exibir melhor os produtos e serviços para os clientes, aumentando assim as possibilidades do seu público-alvo.
Essa é uma visão importante para o empreendedor que deseja expandir seu negócio.
Outro ponto importante foi o aumento da intenção das empresas em automatizar o marketing de seus sites e assim melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de pesquisa.
Excelente a abordagem deste assunto! Parabéns!