Uma das principais atrações no calendário cultural de verão, a Feira Artesanato da Bahia volta a marcar presença no Museu de Arte Contemporânea (MAC), neste sábado (20/01), das 15h às 21h, e domingo (21/01), das 15h às 20h, na Rua da Graça, 284 – Graça. Com o sucesso na última semana, o museu foi escolhido para receber a edição da feira, que estava programada para acontecer no Porto da Barra.
“A segunda edição da Feira, que aconteceria no Porto da Barra, foi transferida para o Museu de Arte Contemporânea, um espaço belíssimo, na Graça, que dialoga bastante com os objetivos do Artesanato da Bahia em virtude da instalação da feira no Largo do Porto da Barra, em frente a Casa do Artesanato, ficou inviável devido aos equipamentos para o Carnaval. Então, esperaremos os baianos e turistas com uma bela Feira, dialogando com um conjunto de exposições que lá existe”, convida Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.
De volta ao MAC, a Feira Artesanato da Bahia vai contar com muitos produtos novos, criados pelas mãos das artesãs e artesãos baianos selecionados para esta edição. São artistas reconhecidos pela arte popular, que irão ocupar o MAC levando a diversidade e a riqueza do seu trabalho manual para junto às galerias com as conceituadas obras de arte.
Na Feira, os frequentadores do museu, principalmente os turistas, poderão admirar e adquirir peças decorativas e utilitárias. O público irá a oportunidade de conferir de perto as diversas técnicas utilizadas pelas artesãs e artesão, como cerâmicas, esculturas em madeira e metal, modelagens, trançados de palha, crochê e as tramas nas criações indígenas e nos acessórios de moda.
Loja-vitrine
Ainda no museu, o Artesanato da Bahia está presente também na loja-vitrine, espaço que também conta com uma livraria, que reúne livros e catálogos de exposições realizadas no sistema de museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A estante destaca diversos títulos, dentre eles, Natureza, de Frans Krajcberg; Esculturas, de Mario Cravo Jr; O Museu de Dona Lina; Encruzilhada; Auguste Rodin, entre outros. A loja também reúne peças do Artesanato da Bahia.
Além da Feira, o público poderá conferir as exposições em cartaz nas galerias do MAC, como “AGÔ”, de Ayrson Heráclito, “Desexílios: passado presente”, de Jean Wyllys; Muro, Arte Urbana ao ar Livre e Acervo Mac. Além de receber os amantes das artes, o MAC vem se transformando numa área de lazer que reúne programação infantil, aulas de circo, pista de skate, café e restaurante, entre outras atrações.
A Feira Artesanato da Bahia é uma realização pela Coordenação da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio institucional do Ipac e Secretaria de Cultura.
SERVIÇO
- Feira Artesanato da Bahia
- Data: 20 de janeiro
- Hora: das 15 às 21h
- Data: 21 de janeiro
- Hora: das 15 às 20h
- Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia- MAC – térreo. Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador
Leia também: AES Brasil e Litro de Luz Brasil levam iluminação a 3 comunidades de Tucano