No mundo do desenvolvimento web, a fusão entre criatividade e técnica dá origem a um universo repleto de possibilidades. Atualmente, as empresas buscam por profissionais mais completos, com habilidades diversas tanto voltadas para o desenvolvimento web na técnica, como com JavaScript, frameworks de aplicação, como Angular, quanto em soft skills mais voltadas para a comunicação e o comportamento.
Neste texto, você vai:
- Entender a área de desenvolvimento web
- Conhecer as habilidades requisitadas
- Saber por que um bootcamp pode ser bom para você que quer aprender do zero ou para você que já tem conhecimento
Confira abaixo!
O que é o desenvolvimento web?
Antes de entender o que você precisa para se tornar um desenvolvedor front-end, back-end ou full-stack, você precisa compreender o que é programação e o que é desenvolvimento web!
O desenvolvimento web é uma área na indústria de TI que busca desenvolver sites e aplicativos na internet ou na intranet. Para que sejam criados, é necessário o uso de frameworks, linguagens de programação como JavaScript e plataformas de aplicações web de código aberto, como Angular, entre outros.
Ou seja, tudo o que você vê ao acessar um site foi construído por um desenvolvedor.
Front-End x Back-End x Fullstack
Outra dúvida frequente é: Qual a diferença entre um programador front-end, back-end e full-stack?
A diferença principal é sua área de atuação. O pessoal do back-end é responsável pela parte que não vemos ao acessar uma plataforma; é a estrutura que, como o nome já sugere, fica nos “bastidores”. Eles garantem que o projeto saia do papel e seja seguro e eficiente.
Já o Front-End é o programador que cria tudo o que é visual, as cores, botões e tudo o que você, usuário final, consegue perceber. Mas e o full-stack? Bom, esse profissional tem habilidades para atuar em ambos, frontend e backend.
Habilidades são importantes para se tornar um desenvolvedor web
A questão de quais habilidades ter pode variar de acordo com a empresa onde cada um vai atuar e, claro, cada projeto. Porém, há algumas mais populares como: a linguagem de programação JavaScript, frameworks, Ajax, a escolha do banco de dados, entre outras.
Mas além das habilidades mais técnicas, é extremamente importante, como já citamos acima, saber se comunicar e se relacionar no ambiente de trabalho. Tanto para se comunicar com a equipe quanto, por exemplo, saber explicar o projeto para um cliente ou pessoas que não entendem tanto da parte técnica.
Tenho que ser um gênio em matemática?
A resposta é: não! Apesar de serem importantes, acredita-se que há algumas habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.
O importante é tentar, se dedicar e, aos poucos, ir aprendendo. Muitos profissionais da área afirmam que na área de programação, o que conta é a tentativa e o erro.
Preciso de um curso de desenvolvimento web para me tornar um programador?
“Você com certeza já deve ter se deparado com aquele amigo dizendo ‘não faz curso, bootcamp não é para você, vai aprender tudo na internet, de graça’.
Embora seja uma opção, principalmente se você não puder investir em um curso de desenvolvimento web no momento, muitas vezes, estudar sozinho pode desanimar. Por isso, muitas pessoas investem em bootcamps, como o da TripleTen, que tem entre suas principais vantagens o acompanhamento de uma equipe e uma comunidade global de alunos, que possibilita diversas trocas. Legal, não é?
Bootcamp X Curso Tradicional
A TripleTen trabalha com bootcamps de programação, que nada mais são que cursos, porém, com diferencial do período de tempo e intensidade. O foco dos bootcamps é que você aprenda as habilidades na prática, que é justamente o que as empresas estão buscando!
Você aprende o que é importante da teoria, mas mais ainda o que um desenvolvedor web faz no seu dia a dia. Inclusive, participando de projetos com sprints, que nada mais são que períodos de tempo que as pessoas têm para desenvolver alguma parte de um produto, serviço, e no caso dos desenvolvedores, um site ou aplicações.
Esses sprints, dependendo da área, podem ter durações diversas, mas em sua grande maioria são de até 2 semanas.
Como faço para aprender a programar do zero?
Enquanto em muitos lugares é preciso ter algum conhecimento na área como bancos de dados e linguagens de programação, na TripleTen você não precisa ter nenhuma experiência prévia em tecnologia.
Isso mesmo, não precisa saber nada, basta ter vontade de aprender, um computador com acesso à internet e disponibilizar entre 15 a 20 horas por semana nos estudos!
No Curso de Desenvolvimento Web deles, que tem duração de 10 meses, o aluno é acompanhado por um time de especialistas na área de desenvolvimento web, community managers, que vão ajudar lembrando prazos e dando apoio quando o desânimo bate, uma plataforma 100% online e interativa e claro, uma mentoria de carreira que dá auxílio para o desenvolvimento das tão importantes soft skills.
Como? Simulação de entrevistas, criação de currículo e portfólio de destaque – com os projetos que o aluno trabalhou durante o bootcamp e muito mais.
E claro, não podemos esquecer de citar algo que faz muita diferença: Todo o material do programa está em constante atualização, sempre de acordo com o que o mercado está buscando. Ou seja, nada de aprender coisas que não fazem mais sentido para o mercado e as empresas.
Entre as habilidades que você aprende por lá, estão frameworks em JavaScript, tecnologias de back-end, design responsivo e muito mais!
Se bateu aquela vontade de se tornar um desenvolvedor web com a TripleTen, saiba que nós conseguimos um cupom de desconto especialmente para você! 30% OFF no curso de desenvolvimento web.
Para quem já tem experiência…
Se você já é da área, a dica é fazer o bootcamp para preencher algumas lacunas de conhecimento, melhorar o seu currículo e claro: Se atualizar das necessidades do mercado de tecnologia!
A parte boa? Você também está elegível para o nosso desconto de 30% usando o cupom FUTUROBR30.
Não perca tempo, garanta sua vaga já!
COMENTÁRIOS 1