BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

Sua opinião pessoal importa no universo das marcas e mundo dos negócios

REDAÇÃO por REDAÇÃO
25/09/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoAs marcas pessoais transmitem muito mais autoridade quando suas personas expressam seus sentimentos, opiniões e comportamentos. Afinal, nós nos conectamos com as pessoas. E esta conexão requer partilha. Ninguém vai procurar o serviço de um profissional orientado apenas por seu conhecimento técnico. Há outros signos que podem definir um processo de compra, como a simpatia, os valores e o modo de vida daquele prestador de serviço.

O caso polêmico recente que corroborou com a renúncia do então CEO do grupo G4 Educação, Tallis Gomes, foi desencadeado a partir de sua opinião pessoal sobre mulheres que ocupam cargos de liderança. A declaração “Deus me livre de mulher CEO”, que ele publicou em seu Instagram, ecoou como uma bomba no meio empresarial e, rapidamente, muitas executivas se pronunciaram para rebater a crítica, dentre elas a presidente do Conselho de Administração do Magalu, Luiza Trajano – que foi cobrada publicamente por seus seguidores para que o contrato da varejista com o grupo educacional de Gomes fosse rompido.

Além de sérios arranhões em sua imagem, Tallis Gomes sofreu cancelamentos e muito provavelmente perda financeira ao expressar uma opinião considerada machista e misógina. Além de ter se retirado, ainda que momentaneamente, do controle de sua própria empresa – e ter nomeado uma mulher para ocupar o cargo de CEO, sua sócia e então diretora financeira Maria Isabel Antonini, ainda é cedo para avaliar o estrago decorrente de declarações públicas do executivo que vão de encontro aos novos paradigmas sociais e de defesa dos direitos das mulheres – mas, não vou me alongar neste assunto porque esta já seria outra pauta.

A gestão de uma marca requer a realização de um alinhamento entre porta voz e empresa. Os valores de um são carreados para o outro lado. Isso porque as mercadorias e serviços são carregadas de significados

O exemplo serve para ilustrar o momento atual em que todos nós somos julgados pela opinião pública. Se não houver congruência entre o que você fala e o que você pratica, problemas à vista. A gestão de uma marca requer a realização de um alinhamento entre porta voz e empresa. Os valores de um são carreados para o outro lado. Isso porque as mercadorias e serviços são carregadas de significados.

No emblemático caso do G4 Educação – ou do Tallis Gomes (sic) –, fica o questionamento: como gerenciar publicamente nossas opiniões pessoais? O que posso dizer é que em tempos de comunicação digital em rede é muito difícil mascarar quem somos. Mas, isso não significa dizer que devemos ter a liberdade de opinar (de forma irresponsável) sobre todos e tudo, e sem medir nossas palavras e entender nosso lugar de fala.

Está em dúvida sobre um determinado assunto que pode ser alvo de perguntas de algum jornalista? Ora, bolas, estude e atualize-se sobre a questão. Agora, se você tem uma opinião que pode ser ofensiva a um determinado grupo e, ainda assim, deseja seguir com o debate, tudo bem. O que importa saber, nesses casos, é que você precisa estar bem preparado e informado para o debate público. E correr os riscos que esta exposição poderá lhe trazer.

O grupo educacional do Tallis Gomes agiu de forma rápida às críticas ao promover a troca de CEOs da empresa – entra em cena uma mulher – e ao publicar uma mensagem de retratação que dizia em seu anúncio: “O G4 reafirma seu compromisso com a educação executiva de impacto, no qual a liderança feminina sempre esteve presente com protagonismo”. Numa gestão de crise empresarial, espera-se que muitas outras iniciativas sejam anunciadas pelo Grupo para que haja, de fato, a retomada da confiança e da credibilidade da marca – e não apenas um gesto paliativo para estancar o sangramento.

Que o caso nos sirva para refletir como a gestão de nossa comunicação e de nossa marca é um assunto sério.

Seja intencional em sua comunicação.

Planner da Semana

  • A agência Frente & Verso Comunicação está apoiando o evento beneficente Som do Amor, em prol do Martagão Gesteira, que acontece neste domingo, 29 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador. Toda a bilheteria será revertida para o hospital que é responsável por 68% das cirurgias oncológicas pediátricas na Bahia e diversos outros tratamentos, como transplante de medula. Mensalmente, a instituição pediátrica acumula um prejuízo de cerca de um milhão de reais e, este ano,precisou fechar 20 leitos de UTI por falta de recursos.Você pode ajudar e ainda se divertir no evento, que terá a participação musical de Filhos de Jorge, Tio Elétrico e Dj Chamusca. O ingresso custa R$ 50,00 + 1 kg de alimento. A partir das 16h. Vendas pelo Ticket Maker.
  • O Prêmio Reclame Aqui 2024 está com votação aberta até 30 de outubro e seis marcas do Grupo Cencosud Brasil – GBarbosa, Mercantil Atacado, Cartão GBarbosa, Bretas, Prezunic e Giga são finalistas e concorrem em quatro categorias. Para ser um dos finalistas ao Prêmio Reclame Aqui é necessário estar com a reputação atual com o status Bom, Ótimo ou obter a certificação RA1000 em um intervalo de seis meses. A votação popular está aberta até 30 de outubro, no site do Reclame Aqui.

(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram: @eutatianycarvalho

Tags: Luiza TrajanoMagaluTatiany Carvalho
Artigo Anterior

Sucesso da segunda edição do ‘Conversa de Valor’ destaca mobilidade e cidadania no trânsito

Próximo Artigo

Bahia recebe liberação para implantação do sinal 5G em mais 35 municípios

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Tecnologia 5G

Bahia recebe liberação para implantação do sinal 5G em mais 35 municípios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Marcelo Silvestre, CEO da Galvani Fertilizantes

CEO da Galvani Fertilizantes detalha investimento de R$ 1 bilhão na Bahia

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Alunos da rede pública de ensino

Jerônimo Rodrigues oficializa programas de CNH gratuita para estudantes e inscritos no CadÚnico

Lula avalia vetar taxação federal de compras internacionais até US$ 50

Brasileiros gastaram quase R$ 15 bilhões com encomendas internacionais em 2024

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Homem escrevendo com uma mão e segurando uma carteira de trabalho com a outra

Setor de serviços puxa crescimento do emprego formal no Nordeste

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Lula avalia vetar taxação federal de compras internacionais até US$ 50

Brasileiros gastaram quase R$ 15 bilhões com encomendas internacionais em 2024

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Homem escrevendo com uma mão e segurando uma carteira de trabalho com a outra

Setor de serviços puxa crescimento do emprego formal no Nordeste

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.