BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

Sua opinião pessoal importa no universo das marcas e mundo dos negócios

REDAÇÃO por REDAÇÃO
25/09/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoAs marcas pessoais transmitem muito mais autoridade quando suas personas expressam seus sentimentos, opiniões e comportamentos. Afinal, nós nos conectamos com as pessoas. E esta conexão requer partilha. Ninguém vai procurar o serviço de um profissional orientado apenas por seu conhecimento técnico. Há outros signos que podem definir um processo de compra, como a simpatia, os valores e o modo de vida daquele prestador de serviço.

O caso polêmico recente que corroborou com a renúncia do então CEO do grupo G4 Educação, Tallis Gomes, foi desencadeado a partir de sua opinião pessoal sobre mulheres que ocupam cargos de liderança. A declaração “Deus me livre de mulher CEO”, que ele publicou em seu Instagram, ecoou como uma bomba no meio empresarial e, rapidamente, muitas executivas se pronunciaram para rebater a crítica, dentre elas a presidente do Conselho de Administração do Magalu, Luiza Trajano – que foi cobrada publicamente por seus seguidores para que o contrato da varejista com o grupo educacional de Gomes fosse rompido.

Além de sérios arranhões em sua imagem, Tallis Gomes sofreu cancelamentos e muito provavelmente perda financeira ao expressar uma opinião considerada machista e misógina. Além de ter se retirado, ainda que momentaneamente, do controle de sua própria empresa – e ter nomeado uma mulher para ocupar o cargo de CEO, sua sócia e então diretora financeira Maria Isabel Antonini, ainda é cedo para avaliar o estrago decorrente de declarações públicas do executivo que vão de encontro aos novos paradigmas sociais e de defesa dos direitos das mulheres – mas, não vou me alongar neste assunto porque esta já seria outra pauta.

A gestão de uma marca requer a realização de um alinhamento entre porta voz e empresa. Os valores de um são carreados para o outro lado. Isso porque as mercadorias e serviços são carregadas de significados

O exemplo serve para ilustrar o momento atual em que todos nós somos julgados pela opinião pública. Se não houver congruência entre o que você fala e o que você pratica, problemas à vista. A gestão de uma marca requer a realização de um alinhamento entre porta voz e empresa. Os valores de um são carreados para o outro lado. Isso porque as mercadorias e serviços são carregadas de significados.

No emblemático caso do G4 Educação – ou do Tallis Gomes (sic) –, fica o questionamento: como gerenciar publicamente nossas opiniões pessoais? O que posso dizer é que em tempos de comunicação digital em rede é muito difícil mascarar quem somos. Mas, isso não significa dizer que devemos ter a liberdade de opinar (de forma irresponsável) sobre todos e tudo, e sem medir nossas palavras e entender nosso lugar de fala.

Está em dúvida sobre um determinado assunto que pode ser alvo de perguntas de algum jornalista? Ora, bolas, estude e atualize-se sobre a questão. Agora, se você tem uma opinião que pode ser ofensiva a um determinado grupo e, ainda assim, deseja seguir com o debate, tudo bem. O que importa saber, nesses casos, é que você precisa estar bem preparado e informado para o debate público. E correr os riscos que esta exposição poderá lhe trazer.

O grupo educacional do Tallis Gomes agiu de forma rápida às críticas ao promover a troca de CEOs da empresa – entra em cena uma mulher – e ao publicar uma mensagem de retratação que dizia em seu anúncio: “O G4 reafirma seu compromisso com a educação executiva de impacto, no qual a liderança feminina sempre esteve presente com protagonismo”. Numa gestão de crise empresarial, espera-se que muitas outras iniciativas sejam anunciadas pelo Grupo para que haja, de fato, a retomada da confiança e da credibilidade da marca – e não apenas um gesto paliativo para estancar o sangramento.

Que o caso nos sirva para refletir como a gestão de nossa comunicação e de nossa marca é um assunto sério.

Seja intencional em sua comunicação.

Planner da Semana

  • A agência Frente & Verso Comunicação está apoiando o evento beneficente Som do Amor, em prol do Martagão Gesteira, que acontece neste domingo, 29 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador. Toda a bilheteria será revertida para o hospital que é responsável por 68% das cirurgias oncológicas pediátricas na Bahia e diversos outros tratamentos, como transplante de medula. Mensalmente, a instituição pediátrica acumula um prejuízo de cerca de um milhão de reais e, este ano,precisou fechar 20 leitos de UTI por falta de recursos.Você pode ajudar e ainda se divertir no evento, que terá a participação musical de Filhos de Jorge, Tio Elétrico e Dj Chamusca. O ingresso custa R$ 50,00 + 1 kg de alimento. A partir das 16h. Vendas pelo Ticket Maker.
  • O Prêmio Reclame Aqui 2024 está com votação aberta até 30 de outubro e seis marcas do Grupo Cencosud Brasil – GBarbosa, Mercantil Atacado, Cartão GBarbosa, Bretas, Prezunic e Giga são finalistas e concorrem em quatro categorias. Para ser um dos finalistas ao Prêmio Reclame Aqui é necessário estar com a reputação atual com o status Bom, Ótimo ou obter a certificação RA1000 em um intervalo de seis meses. A votação popular está aberta até 30 de outubro, no site do Reclame Aqui.

(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram: @eutatianycarvalho

Tags: Luiza TrajanoMagaluTatiany Carvalho
Artigo Anterior

Sucesso da segunda edição do ‘Conversa de Valor’ destaca mobilidade e cidadania no trânsito

Próximo Artigo

Bahia recebe liberação para implantação do sinal 5G em mais 35 municípios

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Tecnologia 5G

Bahia recebe liberação para implantação do sinal 5G em mais 35 municípios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Membros da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Bahia terá primeira fábrica de vidro solar fora da China com investimento de R$ 1,8 bilhão

Barry Callebaut anuncia investimentos de R$121 milhões na Bahia

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Tecnicos instalando placas solares

Interior baiano vive revolução econômica com expansão da energia limpa

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Grupo Ri Happy inaugura nova sede em São Paulo

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.