Tatiany Carvalho*
As marcas pessoais transmitem muito mais autoridade quando suas personas expressam seus sentimentos, opiniões e comportamentos. Afinal, nós nos conectamos com as pessoas. E esta conexão requer partilha. Ninguém vai procurar o serviço de um profissional orientado apenas por seu conhecimento técnico. Há outros signos que podem definir um processo de compra, como a simpatia, os valores e o modo de vida daquele prestador de serviço.
O caso polêmico recente que corroborou com a renúncia do então CEO do grupo G4 Educação, Tallis Gomes, foi desencadeado a partir de sua opinião pessoal sobre mulheres que ocupam cargos de liderança. A declaração “Deus me livre de mulher CEO”, que ele publicou em seu Instagram, ecoou como uma bomba no meio empresarial e, rapidamente, muitas executivas se pronunciaram para rebater a crítica, dentre elas a presidente do Conselho de Administração do Magalu, Luiza Trajano – que foi cobrada publicamente por seus seguidores para que o contrato da varejista com o grupo educacional de Gomes fosse rompido.
Além de sérios arranhões em sua imagem, Tallis Gomes sofreu cancelamentos e muito provavelmente perda financeira ao expressar uma opinião considerada machista e misógina. Além de ter se retirado, ainda que momentaneamente, do controle de sua própria empresa – e ter nomeado uma mulher para ocupar o cargo de CEO, sua sócia e então diretora financeira Maria Isabel Antonini, ainda é cedo para avaliar o estrago decorrente de declarações públicas do executivo que vão de encontro aos novos paradigmas sociais e de defesa dos direitos das mulheres – mas, não vou me alongar neste assunto porque esta já seria outra pauta.
A gestão de uma marca requer a realização de um alinhamento entre porta voz e empresa. Os valores de um são carreados para o outro lado. Isso porque as mercadorias e serviços são carregadas de significados
O exemplo serve para ilustrar o momento atual em que todos nós somos julgados pela opinião pública. Se não houver congruência entre o que você fala e o que você pratica, problemas à vista. A gestão de uma marca requer a realização de um alinhamento entre porta voz e empresa. Os valores de um são carreados para o outro lado. Isso porque as mercadorias e serviços são carregadas de significados.
No emblemático caso do G4 Educação – ou do Tallis Gomes (sic) –, fica o questionamento: como gerenciar publicamente nossas opiniões pessoais? O que posso dizer é que em tempos de comunicação digital em rede é muito difícil mascarar quem somos. Mas, isso não significa dizer que devemos ter a liberdade de opinar (de forma irresponsável) sobre todos e tudo, e sem medir nossas palavras e entender nosso lugar de fala.
Está em dúvida sobre um determinado assunto que pode ser alvo de perguntas de algum jornalista? Ora, bolas, estude e atualize-se sobre a questão. Agora, se você tem uma opinião que pode ser ofensiva a um determinado grupo e, ainda assim, deseja seguir com o debate, tudo bem. O que importa saber, nesses casos, é que você precisa estar bem preparado e informado para o debate público. E correr os riscos que esta exposição poderá lhe trazer.
O grupo educacional do Tallis Gomes agiu de forma rápida às críticas ao promover a troca de CEOs da empresa – entra em cena uma mulher – e ao publicar uma mensagem de retratação que dizia em seu anúncio: “O G4 reafirma seu compromisso com a educação executiva de impacto, no qual a liderança feminina sempre esteve presente com protagonismo”. Numa gestão de crise empresarial, espera-se que muitas outras iniciativas sejam anunciadas pelo Grupo para que haja, de fato, a retomada da confiança e da credibilidade da marca – e não apenas um gesto paliativo para estancar o sangramento.
Que o caso nos sirva para refletir como a gestão de nossa comunicação e de nossa marca é um assunto sério.
Seja intencional em sua comunicação.
Planner da Semana
- A agência Frente & Verso Comunicação está apoiando o evento beneficente Som do Amor, em prol do Martagão Gesteira, que acontece neste domingo, 29 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador. Toda a bilheteria será revertida para o hospital que é responsável por 68% das cirurgias oncológicas pediátricas na Bahia e diversos outros tratamentos, como transplante de medula. Mensalmente, a instituição pediátrica acumula um prejuízo de cerca de um milhão de reais e, este ano,precisou fechar 20 leitos de UTI por falta de recursos.Você pode ajudar e ainda se divertir no evento, que terá a participação musical de Filhos de Jorge, Tio Elétrico e Dj Chamusca. O ingresso custa R$ 50,00 + 1 kg de alimento. A partir das 16h. Vendas pelo Ticket Maker.
- O Prêmio Reclame Aqui 2024 está com votação aberta até 30 de outubro e seis marcas do Grupo Cencosud Brasil – GBarbosa, Mercantil Atacado, Cartão GBarbosa, Bretas, Prezunic e Giga são finalistas e concorrem em quatro categorias. Para ser um dos finalistas ao Prêmio Reclame Aqui é necessário estar com a reputação atual com o status Bom, Ótimo ou obter a certificação RA1000 em um intervalo de seis meses. A votação popular está aberta até 30 de outubro, no site do Reclame Aqui.
(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
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