BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

Missões empresariais da Bahia rendendo frutos na França e em Portugal

Com o apoio do Centro Internacional de Negócios da Bahia da Federação das Indústrias empresas baianas desvendam oportunidades no mercado europeu

REDAÇÃO por REDAÇÃO
03/12/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Mel e produtos derivados

Mel baiano ganha mercado na Europa

Share on FacebookShare on Twitter

Sabe aquela percepção que somente quem “coloca o pé na areia”, como se diz, consegue ter? Foi o que aconteceu com as empresárias Genna Souza, da Melinda/Vida Natural, e Erica Rosa, da Pétalas Lingerie. No final de outubro e início de novembro, elas participaram de duas missões empresariais articuladas pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e marcaram presença em eventos importantes da agenda de internacionalização do Programa Origem Bahia.

Capitaneada pelo Centro Internacional de Negócios da Bahia (CIN/Fieb), uma delegação de empresários baianos participou das missões comerciais Origem Brasil  Portugal, realizada na cidade do Porto, entre 24 a 27 de outubro, e do Salon du Chocolat, em Paris, de 28 de outubro a 3 de novembro.

As missões comerciais foram uma iniciativa da Rede CIN, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Apex Brasil  e contaram com o apoio do Sebrae, em Portugal, os parceiros conseguiram mobilizar 72 empresas brasileiras, sendo 14 da Bahia. Já para o Salon du Chocolat de Paris, foram 39 empresas participantes, nove delas baianas.

Voltando à experiência do “pé na areia”, Genna Souza e Erica Rosa estavam lá e puderam conferir de perto as oportunidades que a internacionalização oferece. Empresária produtora de mel de abelha sem ferrão e de própolis vermelha, Genna Souza, 50 anos, empresária do sudoeste da Bahia, da Melinda/Vida Natural, conseguiu entender por que uma primeira iniciativa de internacionalização do mel que ela produz não teve êxito na Europa.

“O Europeu não faz ideia do que é o mel de abelha sem ferrão, que é um mel especial, mais suave”, conta a empresária, que atribui ao CIN/Fieb o fato de não ter desistido de exportar o seu produto e de ter recebido o apoio necessário para internacionalizar. “Desde o ano passado tenho participado destes eventos e identifiquei quais eram os caminhos para exportar meu produto”, revela.

Antes de entender este passo a passo, ou, para não fugir da metáfora, de colocar o pé na areia, ela conta que tentou estruturar a exportação do mel sem ferrão, mas o desconhecimento do produto no mercado europeu inviabilizou o avanço do negócio. “A articulação da Fieb, a participação nos webinars e workshops promovidos pelo CIN foram de fundamental importância”, acrescenta.

Depois de entender como tudo funciona, Genna conseguiu abrir uma empresa na França, a BrazAbelha, ao identificar os parceiros certos para fazer este intercâmbio comercial internacional.

OPORTUNIDADES

Estar in loco foi importante também para Erica Rosa, 42 anos, criadora da marca Pétalas Lingerie, do ramo de moda praia e lingerie. Em Portugal e em Paris, a empresária de Vitória da Conquista pode conhecer melhor as expectativas e entender o que precisa ser feito para competir no mercado europeu.

“Foi uma experiência bastante relevante. Não conhecia o mercado da Europa e, em Portugal, tivemos oportunidade de apresentar nossos produtos. Fizemos um desfile e tivemos oportunidades de conexão com empresários do setor de moda”, explica Erica.

A empresária retornou convicta de que há um mercado lá fora para seus produtos. Na passagem por Paris, Erica revela que manteve contato com uma empresária do setor de moda da França e obteve um feedback sobre os produtos da sua marca e novas perspectivas. “Entendemos melhor como é a cultura deles e nosso próximo desafio é poder participar de feiras específicas de moda e vestuário”, planeja.

RODADAS DE NEGÓCIOS

Além de aproximar empresários, fornecedores e distribuidores, as missões empresariais no Porto e em Paris também incluíram rodadas de negócios. No Porto, foram 11 compradores internacionais, de Portugal, Espanha e Reino Unido, totalizando uma estimativa de negócios, segundo os compradores, da ordem de R$ 14 milhões.

Uma das iniciativas da missão foi a montagem do showroom Origem Brasil, realizada na Casa Brasiliana, e a realização de um evento promocional Sabores da Bahia. No Chocolat Portugal Festival, foi montado o stand Origem Brasil, com produtos nacionais.

Já na Missão Empresarial Origem Brasil Paris/França 2024, realizada de 29 a 3 de novembro, a rodada de negócios contou com seis compradores internacionais da França e Bélgica, fechando com estimativa de negócios realizados da ordem de R$ 6 milhões. O evento promocional Origem Brasil foi realizado na Embaixada do Brasil em Paris, bem como o showroom Origem Bahia, no Salon du Chocolat.


Leia também: Hub LightHouse destaca crescimento da atuação com parceiros do Nordeste

Tags: BahiaBrasilCNIdestaqueFiebFrançamelPortugal
Artigo Anterior

Hub LightHouse destaca crescimento da atuação com parceiros do Nordeste

Próximo Artigo

Aeronaves da Latam se chocam no Aeroporto de Congonhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lançamento Abaoa Conecta
Atualidade

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.
Atualidade

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Placas solares
Atualidade

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Próximo Artigo
Latam

Aeronaves da Latam se chocam no Aeroporto de Congonhas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Funcionários do ICMBio

ICMBio reforça quadro com novas nomeações e amplia capacidade de gestão ambiental

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Entrada COP30

Salvador será destaque na COP30 com coordenação de painéis oficiais e apresentação de ações pela mudança climática

Freitas Varejo abre unidade no Salvador Shopping

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Saville Alves e equipe

A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business

Placas solares

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Dra. Amanda Gurgel

Rio Concept inaugura primeira unidade em Salvador e apresenta estrutura voltada à medicina estética e transplante capilar

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Saville Alves e equipe

A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business

Placas solares

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Dra. Amanda Gurgel

Rio Concept inaugura primeira unidade em Salvador e apresenta estrutura voltada à medicina estética e transplante capilar

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.