O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (10) alterações no secretariado municipal, incluindo mudanças em três secretarias e uma superintendência. Além disso, foi criada a Secretaria do Mar, com foco no desenvolvimento do potencial náutico da cidade.
As mudanças na gestão envolvem a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Secretaria de Gestão (Semge) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Décio Martins, que ocupava a superintendência da Transalvador desde janeiro de 2023, assumiu a Semop, substituindo Alexandre Tinôco. Com experiência na gestão pública, ele já atuou como secretário de Saúde e subsecretário de Promoção Social.
Alexandre Tinôco, que estava à frente da Semop desde junho de 2023, passou a comandar a Semge, que estava sem titular desde a saída de Rodrigo Alves para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em fevereiro. Tinôco também já foi diretor de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Diego Brito, ex-chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal, assumiu a superintendência da Transalvador, anteriormente ocupada por Décio Martins.
Criação da Secretaria do Mar
Além das mudanças nos cargos existentes, a Prefeitura anunciou a criação da Secretaria do Mar, com o objetivo de impulsionar o setor náutico da Baía de Todos-os-Santos.
A nova pasta será comandada por Andrea Mendonça, que já atuou como secretária de Cultura e Turismo de Salvador até janeiro de 2023 e, mais recentemente, esteve à frente da área de Relações Institucionais e Internacionais no gabinete do prefeito. Andrea também tem experiência como secretária de Agricultura e presidente da Junta Comercial da Bahia.