Com o objetivo de estimular a abertura de novas unidades e, ao mesmo tempo, oferecer melhores oportunidades de capitalização para os novos franqueados, a rede de idiomas CNA, uma das maiores do Brasil, lançou uma campanha comercial que oferece até R$ 55 mil em benefícios para novos franqueados. O montante pode representar até 40% do valor total de investimento atual, que parte de R$ 123 mil reais para cidades com até 75 mil habitantes.
José Carlos de Souza, diretor de Operação e Expansão do CNA, explica que a mecânica da ação contempla o período da primeira captação de alunos, e o pacote de benefícios consiste em projeto arquitetônico, kit inicial e materiais didáticos para novos estudantes da nova escola. “Entendemos que no momento da abertura das escolas o apoio do franqueador é crucial. Decidimos oferecer esse incentivo financeiro adicional para que os empresários consigam se recapitalizar mais rapidamente e possam tocar o seu negócio de forma ainda mais estruturada”, comenta o executivo.
Segundo ele, o sucesso na primeira captação vai determinar a saúde financeira do negócio nos próximos seis meses. “Por isso, também oferecemos uma série de treinamentos e suporte para que o novo franqueado ajuste suas expectativas e estratégia para tirar o máximo proveito do potencial de sua região. Muitas vezes uma escola menor pode ser tão ou até mais lucrativa do que uma grande. Planejamento, nesse caso, é fator determinante”, analisa.
Expansão regional – A interiorização continua sendo uma das estratégias de expansão do CNA. São quase 400 cidades, grande parte delas com menos de 100 mil habitantes, que têm potencial para abertura de escolas:
· Nordeste (145 cidades)
AL (9), BA (36), CE (31), MA (21), PB (8), PE (26), PI (4), SE (7), RN (3)
· Sudeste (114 cidades)
Interior de SP (62), MG (39), RJ (12), ES (1)
· Sul (64 cidades)
PR (19), RS (26), SC (19)
· Norte (51 cidades)
AM (8), PA (36), RO (5), RR (1), TO (1)
· Centro-Oeste (24 cidades)
MT (7), MS (1), GO (16)
“Hoje temos situações muito específicas em cada parte do Brasil. No nordeste, por exemplo, existe muita demanda por cursos de idiomas e pouca oferta, o que faz com que nossos franqueados na região possuam mais alunos por escola e, consequentemente, um tíquete médio mais alto do que em outras regiões”, avalia José Carlos de Souza.
De acordo com o diretor, existem ainda cidades pequenas que, embora tenham um número menor de habitantes, conseguem atrair moradores de municípios vizinhos. “Por isso, criamos um modelo de franquia mais enxuto, com valores de investimentos que se adequam ao potencial e perfil dos empresários dessas regiões”.
RAIO-X DA FRANQUIA CNA:
Modelo do negócio: Escola de Idiomas
Segmento de atuação: Educação e treinamentos
Investimento inicial: a partir de R$ 123.200
Taxa de franquia: de R$ 13,2 mil a R$ 55 mil
Capital de giro: de R$ 30 mil a R$ 80 mil
Royalties: Não cobra
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Prazo de contrato: Indeterminado
Taxa de publicidade: Não cobra (franqueador destina 10% do seu faturamento de material didático para publicidade)
Área mínima por unidade: 150 m²
Nº de funcionários por unidade: 25
Faturamento médio mensal: R$ 95 mil
Lucro médio mensal: R$ 25,5 mil
Telefone: (11) 3053-3805
Site: http://www.cna.com.br
E-mail: franchising@cna.com.br