[dropcap]A[/dropcap]ssim como o Novo Onix, o Novo Prisma evolui em conectividade, sofisticação e design com a chegada da linha 2017. Além de um sistema que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o Novo Prisma passa a vir equipado a partir de agora com o inovador sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo pelo aplicativo para celular, como bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.
Alterações visuais significativas na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade também caracterizam o sedã da Chevrolet, que recebeu um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.
Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática – ambas agora de seis marchas. Com isso, o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.
Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o Novo Prisma mais estável e agradável de dirigir. Amplo espaço para passageiros e bagagens continuam sendo virtudes do modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ.
Um leque de cinco opções de cores valoriza as linhas expressivas do novo design do carro . Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.
Espaçoso e com perfil esportivo – Lançada em 2013 no Brasil, a segunda geração do Prisma passa por sua primeira reestilização. As alterações seguem a nova linguagem global de design da Chevrolet e reforçam o caráter dinâmico do modelo.
“Toda a parte frontal e traseira do Prisma foram completamente redesenhadas para dar ainda mais refinamento e esportividade ao conjunto. Com isso, o modelo mantém o amplo espaço, tão valorizado pelas famílias, agregando jovialidade às linhas do sedã”, explica Wagner Dias, diretor de Design da GM.
Na dianteira, o capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz mais vincos esculpidos. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto os filetes de LED criaram uma assinatura luminosa. Chama a atenção a alteração da grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos da marca Chevrolet.
As linhas do para-choque do Novo Prisma são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.
Na traseira, destacam-se as novas lanternas, o para-choque remodelado e a tampa do porta-malas, que ganhou uma espécie de aerofólio esculpido na parte superior da própria peça. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica que o carro possui novos sistemas para melhor eficiência energética.
O porta-malas continua sendo um dos melhores do segmento: 500 litros, maior inclusive que o de sedãs médios. Compartilhando de algumas dimensões do Novo Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma é pouco mais de 35 centímetros mais comprido, com 4.282 mm.
Já em sua lateral, há um jogo interessante de luz e sombra proporcionado pelas linhas contínuas. A carroceria robusta com grande acentuação acima das rodas mantém a impressão de que o carro está levemente angulado e pronto para acelerar. Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet foram criadas ainda rodas 15 polegadas com novo design, de cinco aros e superfície usinada com fundo cinza metálico.
Os chamados “efeitos de joia” conferem novos detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos mais confortáveis com acabamento premium e tecido de alto relevo, puxadores de portas mais ergonômicos e painel de instrumentos com novo grafismo, sistema multimídia MyLink de segunda geração, câmera de ré, porta-óculos no console de teto, entre outros. Destaque também para os painéis de porta mais ergonômicos com puxadores e comandos dos vidros reposicionados. As mudanças reforçam a sofisticação do Prisma frente a concorrência.
OnStar em todas as versões do sedã – Para marcar a chegada do Novo Prisma, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados para o veículo.
Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações – além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.
Câmera de ré e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet. “A oferta do sistema OnStar e do MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Prisma colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente é uma vantagem competitiva importante que deve manter o Prisma no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
Na linha 2017 do Prisma, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inédito em veículos de produção nacional.
A ferramenta é útil já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.
Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento facilitando o trabalho da polícia. O OnStar permite que o usuário do Novo Prisma receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como já ocorre no Novo Cruze.
Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.
A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso é possível pois há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.
Para o sedã compacto, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.
Tabela de preços
O modelo passa a ser comercializado apenas nas versões versões LT e LTZ, com os seguintes preços.
Novo GM Prisma 2017 LT 1.4 MT6 – R$ 53.690
Novo GM Prisma LT 1.4 AT6 – R$ 58.990
Novo GM Prisma LTZ 1.4 MT6 – R$ 58.690
Novo GM Prisma LTZ 1.4 AT6 – R$ 64.690