A Casa dos Ventos – empresa brasileira de energias renováveis – e a ArcelorMittal – maior produtora de aço no Brasil – assinaram um acordo para a implantação de um projeto de energia solar na Bahia. Com investimento de aproximadamente R$690 milhões, a planta terá 200 MW de potência instalada e capacidade prevista de geração anual de 44 MW médios (MWm).
O parque estará em operação comercial em dezembro de 2025. A unidade será implantada na mesma área do Complexo Eólico Babilônia Centro, ainda em construção, nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova.
A planta eólica também é fruto de uma joint venture da Casa dos Ventos e a ArcelorMittal. O contrato, no valor de R$4,2 bilhões, foi assinado em abril do ano passado.
O empreendimento contará com 123 aerogeradores e 553,5 MW de capacidade instalada. Será dedicado para fornecer energia renovável para as operações da ArcelorMittal em um contrato de 267 MWmédios, volume equivalente ao suficiente para atender a 1,1 milhão de residências no Brasil.
Leia também: Terminais hidroviários de Barra Grande e de Maraú passam por recuperação