A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) destinará quase R$ 99 milhões para reforço de efetivo e investimentos em tecnologia na Operação Carnaval 2025, que terá início oficial na quinta-feira, 27, marcando a abertura da folia.
A informação foi dada pela secretaria em coletiva de imprensa realizada no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia, nesta terça-feira (18). Estavam presentes na ocasião o vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia 2025, Geraldo Júnior, o secretário da SSP, Marcelo Werner, e diversas autoridades do setor de segurança.
A expectativa, de acordo com a SSP, é que a festa “seja uma das maiores e mais seguras da história da Bahia, com ações articuladas entre diversas forças de segurança”.
A folia ainda contará com o emprego de 37 mil policiais e bombeiros distribuídos nos três principais circuitos da folia, além dos 12 bairros da capital, e em outras 113 cidades baianas, conforme listado na apresentação do planejamento da festa.
Tecnologia
A festa contará com 1,5 mil câmeras inteligentes, com sistemas de reconhecimento facial e de placas de veículos, em locais estratégicos para monitorar os circuitos, acessos e áreas ao redor da festa. Além disso, duas Plataformas Elevadas de Observação estarão posicionadas em pontos-chave.
DPT
Esse ano, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) contará com um posto a mais durante o Carnaval de Salvador 2025, ampliando ainda mais a presença e a capacidade de atendimento. Além dos postos tradicionais, como na Avenida Milton Santos (Ondina), no Centro de Esportes da UFBA (Ondina), na Praça da Piedade (Centro), na Avenida Alfred Magalhães (Barra), no Palácio da Aclamação (Passeio Público) e na Av. Sabino Silva, proporcionando maior cobertura e segurança para o público. Entre os serviços prestados, estão vistorias em trios elétricos, exames de constatação de drogas, primeiro atendimento em locais de crime, confirmação de identificação civil, identificação criminal de custodiados e perícias de lesões corporais tanto em vítimas quanto em custodiados.
Polícia Penal
Durante o Carnaval de 2025, a Polícia Penal desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da segurança, com ações operacionais e estratégicas que garantem a ordem e a tranquilidade durante o evento. Entre as ações operacionais, a corporação será responsável pela escolta e custódia nos circuitos do carnaval, assegurando que os custodiados sejam acompanhados de forma segura. Reforços de segurança prisional serão realizados com operações de revistas no Complexo da Mata Escura e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), além do atendimento especializado no Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC).