O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (25), o aumento do percentual de etanol na gasolina, que passará de 27% para 30% a partir de 1º de agosto. A nova mistura será chamada de E30. No caso do biodiesel, o etanol subirá de 14% para 15%, formando o B15.
A medida, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), tem como objetivo auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo provocadas por oscilações internacionais, como as relacionadas ao conflito militar entre Irã e Israel. O Irã é um dos principais produtores mundiais de petróleo, principal insumo da produção de combustíveis fósseis.
Segundo o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, a expectativa é de que a medida resulte em uma redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina nos postos. Isso porque, considerando a carga tributária, o etanol é mais barato do que a gasolina do tipo A.
Mendes também destacou que o aumento da participação do etanol na mistura pode representar um avanço importante para a autossuficiência do Brasil na produção de gasolina.