O Mercado Livre, empresa líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, anunciou um forte desempenho financeiro e operacional no segundo trimestre de 2024. O crescimento de volume de vendas brutas (GMV), volume de transações de adquirência (TPV) e portfólio de crédito acelerou sequencialmente nos três principais mercados.
“Seguimos sustentando o ótimo momento no Mercado Livre, à medida que mantemos os níveis de entrega e execução da nossa estratégia de longo prazo. Nosso ecossistema está ganhando mais tração com investimentos em produtos, tecnologia e níveis de serviço em constante evolução, fortalecendo nossa posição como plataforma líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina. Com isso, apresentamos fortes resultados financeiros com crescimento de receita de 42% e lucro líquido aumentando 103% para US$ 531 milhões”, disse Martin de los Santos, Diretor Financeiro do Mercado Livre.
Em Commerce, o GMV apresentou um crescimento robusto, com o Brasil sendo o destaque com aceleração ano a ano para 36%, seguido pelo México com crescimento de 30%, enquanto a Argentina melhorou seu resultado na comparação com o primeiro trimestre de 2024. O número de compradores únicos também cresceu, atingindo cerca de 57 milhões de usuários, e o de itens vendidos aumentou em 29%, com a curva de crescimento destes dois pontos sendo a maior desde o início de 2021.
A expansão da rede de “fulfillment”, juntamente com iniciativas como o MELI Delivery Day (dias programados para entregas semanais) e nosso programa de fidelidade MELI+, melhoraram a experiência geral de compra para compradores e vendedores e estão causando maior engajamento.
Mercado Pago
Na frente de banco digital, o Mercado Pago ultrapassou pela primeira vez a marca de 50 milhões de usuários mensais ativos neste segundo trimestre, refletindo a crescente adoção dos serviços financeiros da plataforma. O sucesso da Conta Remunerada, produto lançado no Brasil em março e também disponível na Argentina, impulsionou um crescimento significativo nos ativos sob gestão, em meio aos planos de estender essa estratégia ao México. A carteira de crédito registrou um forte crescimento de 51% em relação ao ano anterior, com os cartões de crédito apresentando um bom desempenho e reforçando a proposta de valor do Mercado Pago.
No negócio de adquirência, o TPV atingiu quase US$ 34 bilhões, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, impulsionado pela estratégia focada no serviço a comerciantes de maior dimensão no negócio de POS (pontos de venda) e na expansão dos pagamentos online em mercados-chave, que continua sustentando o crescimento neste segmento.
A plataforma de Ads continua crescendo, aumentando 51% em relação ao ano anterior e atingindo 2% do GMV. À medida que a audiência e o engajamento crescem, os dados proprietários do Mercado Livre permitem aos anunciantes alcançar usuários específicos em diferentes fases da jornada de compra.
Os Product Ads continuaram crescendo e os Display Ads seguem crescendo bem, assim como as novas oportunidades neste segmento. O Mercado Livre anunciou recentemente uma parceria com a Disney que fornece aos anunciantes acesso ao Disney+ através do DSP (demand side platform)do Mercado Livre, marcando o primeiro passo na oferta de publicidade fora do nosso ecossistema.
“O Mercado Livre comemora seus primeiros 25 anos com orgulho de suas conquistas no sentido de democratizar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros na América Latina. Desde 1999, temos construído um negócio sustentável que fornece a milhões de pequenas e médias empresas as ferramentas necessárias para competir com os grandes players; habilita a transição de varejo offline para online a com um serviço de qualidade mundial para dezenas de milhões de consumidores, e segue incluindo milhões de pessoas ao sistema financeiro brasileiro. Com isso, continuamos entusiasmados e confiantes de que o melhor ainda está para vir”, concluiu de los Santos.
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