O Mercado Livre, companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, anunciou a contratação de mais de 6.500 pessoas no Brasil, elevando seu quadro total de colaboradores diretos para mais de 29.000 pessoas ao final de 2024. Além dos serviços financeiros, as áreas de Logística e Tecnologia serão as que mais vão absorver os novos profissionais na região. O plano de contratação acompanha o desempenho crescente do Mercado Livre no país, sustentando a expansão das suas operações com parte dos investimentos de R$23 bilhões previstos para este ano.
O plano de contratações anual inclui a chegada de 875 novos profissionais somente para a área de Tecnologia, que deve encerrar o ano com 4.500 profissionais dedicados. Com uma das operações que mais cresce a cada ano, impulsionada também pela evolução do Mercado Pago, o Brasil receberá cerca de 24% mais desenvolvedores em relação ao quadro de 2023.
“A ampliação do quadro de colaboradores impacta diretamente na evolução do nosso negócio, com resultados sustentáveis e oportunidades de inovação e crescimento. Ao ingressar no Mercado Livre, as pessoas encontram um ambiente de trabalho estimulante, que alavanca seu potencial ao máximo e oferece a autonomia necessária para empreender e inovar”, destaca Fernando Yunes, vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil. “Temos uma proposta de valor que desenvolve, inclui e possibilita uma relação cada vez mais conectada com o nosso propósito. Juntos, desenhamos o futuro do e-commerce e dos serviços financeiros, gerando impacto positivo compartilhado e contribuindo para o progresso América Latina”, completa.
Dentre as operações do Mercado Livre na região, o Brasil continuará sendo o país com o maior número de colaboradores. Ao final de 2023, a companhia reunia mais de 22.700 pessoas no país, número que deve superar os 29.000 ao final de dezembro, reforçando seu compromisso com o mercado brasileiro.
“Estamos gerando impacto positivo por meio da geração contínua de oportunidades diretas e indiretas também. Desde 2019, quando tínhamos pouco mais de 2.600 colaboradores, o nosso quadro direto cresceu mais de 700% em 5 anos. E o nosso objetivo, como um dos maiores empregadores privados do país, não mudou: queremos atrair, desenvolver e reter os melhores talentos e cocriar o melhor lugar para trabalhar, sempre com base em uma cultura empreendedora e que promove e valoriza a inclusão, a diversidade e a equidade”, pontua Patricia Monteiro de Araújo, diretora de Pessoas do Mercado Livre no Brasil.
Outra área em destaque no plano de contratações é a Logística, que receberá mais de 5.200 novos profissionais. As posições vão fortalecer ainda mais a capilaridade da rede logística própria, para continuar evoluindo e melhorando a experiência de milhões de usuários. Atualmente, a empresa possui 10 centros de distribuição fulfillment no Brasil, além de outras operações diversas que cobrem o território nacional, garantindo entregas rápidas, seguras e flexíveis.
Ecossistema com impacto positivo
A última edição do estudo Impactos que Importam, realizado em parceria com Euromonitor Internacional, mostra que o Mercado Livre gerou 26 novos empregos por hora no Brasil, sendo a principal fonte de renda para mais de 1,8 milhão de famílias na América Latina e contribuindo para a geração de mais de 234.000 postos de trabalho indiretos nos países onde atua a partir do seu ecossistema
“Comprometido com o progresso, a inclusão, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico do nosso país, o Mercado Livre que nos permite contratar os melhores talentos empreendedores que compartilhem da nossa missão de transformar a vida de milhões de pessoas através do impacto positivo dos nossos negócios”, conclui Patricia.
As novas posições, que serão abertas ao longo do ano, também serão disponibilizadas no site de Carreiras da companhia.
Leia também: Com investimento milionário, GNLink impulsiona revolução energética na Bahia