Por Tatiany Carvalho*
O mercado está povoado por profissionais que oferecem produtos similares. Eu disse similares. Isso porque cada marca tem sua proposta de valor e diferenciais mesmo concorrendo em um mesmo nicho de mercado. A esses diferenciais chamamos de posicionamento.
Quantas vezes você mudou algum prestador de serviços por não estar satisfeito com sua entrega, atendimento, enfim, com aspectos tangíveis e mesmo intangíveis como simpatia e atenção?
Como empreendedor ou profissional liberal, é muito importante você se certificar se o consumidor enxerga sua marca pessoal como você gostaria. Lembra que já falei aqui sobre a importância do branding na construção de mensagens intencionais na mente de seu cliente?
Esse trabalho de gestão de marcas é extremamente importante para a construção de significados de forma estratégica, atrelados à transformação que sua marca pessoal propõe fazer na vida das pessoas.
Vamos a um caso fictício. Digamos que você é advogado e tem um escritório charmoso na Avenida Tancredo Neves. O prédio é moderno, o escritório também. O espaço é agradável, a sala de reunião tem assentos confortáveis e a atendente é uma simpatia. Mas, você esperou longos minutos até ser atendido e sequer te ofereceram água e café. Isso te gerou uma frustração porque o posicionamento que te encantou “Aqui te atendemos de forma humanizada” não se aplicou na prática.
Esse trabalho de gestão de marcas é extremamente importante para a construção de significados de forma estratégica, atrelados à transformação que sua marca pessoal propõe fazer na vida das pessoas
Quer ser reconhecido por seu atendimento humanizado? Então preste o melhor serviço ao seu público, online ou offline. Mapeia a jornada do cliente, todos os pontos de contato da marca com as pessoas, e não perca a oportunidade de prestar o melhor atendimento. Se este for o seu posicionamento de marca, faça acontecer.
A gestão de marca pessoal vai contribuir com a diferenciação do seu serviço em relação aos seus competidores. Isso implica estudar o mercado e o que já está sendo oferecido para que você consiga se diferenciar e, com isso, tentar oferecer o queconcorrentes não conseguem. A construção de um posicionamento de marca é um dos pilares mais estratégicos da gestão de branding.
Desta forma, você poderá conquistar a fidelidade de seus clientes por seu diferencial e não por preço (baixo).
Planner da Semana
- A arte floral da baiana Carla Magalhães, radicada em Portugal, lotou os três dias de masterclasses e uma flower que ela realizou na programação da Interdecoração 2024 – feira de decoração, design e giftem Porto, que aconteceu de 22 a 24 de fevereiro. “Foram cinco dias de trabalho, mais de 60 horas em pé e quatro dias intensos.Sinceramente, eu não sei quantas mil pessoas passaram pelo nosso stand para perguntar sobre nossos cursos e serviços, para tirar fotos das nossas mesas e arranjos”, comentou. Para acompanhar o trabalho da artista floral, acesse @carlamagalhaes.pt.
- A escritora de literatura infantil e juvenil, Carla Chastinet, que recentemente abriu a editora Ao Pé do Ouvido, acaba de anunciar o lançamento do serviço de assinatura de livros que dá direito ao leitor retirar cinco títulos por um período de cinco dias. Uma estratégia de marketing muito interessante para as famílias que estimulam a leitura dos pequenos, sem onerar o orçamento doméstico – que é muito impactado no início de ano pelos custos de material escolar. O serviço de aluguel custa R$ 30,00. Para saber mais, acesse @pedoouvidoeditora.
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas. E-mail: tatiany@frenteeverso.com Instagram/@eutatianycarvalho