Termina na próxima quinta-feira, 28.11, o prazo de inscrição para o curso em Programação front-end oferecido gratuitamente pelo Senai Bahia e pela Ford. A formação faz parte do Ford na Bahia, programa que capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, com foco na empregabilidade dos participantes.
Com duração de 5 meses, a capacitação é totalmente gratuita e não exige conhecimento prévio em programação. Os alunos vão receber ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai Bahia.
Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. Os interessados devem se inscrever no site do programa Ford , onde encontram todas as informações sobre o processo de seleção, que terá cinco etapas: inscrições, desafio (remoto), prova de conhecimento prévio (presencial), entrevista (presencial) e matrícula.
O resultado de cada etapa será divulgado no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br. O início das aulas está previsto para o dia 6 de janeiro de 2025.
Trilha de capacitação
O Ford foi criado pela Ford e pelo Ford Philanthropy, braço filantrópico da empresa, e é desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, Senai-BA, Senai-SP e Rede Cidadã. O programa vai oferecer 300 vagas ao longo de 2025.
O principal diferencial é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Por isso, oferece uma trilha completa de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado. Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.
O curso tem 300 horas, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira em dois locais de Salvador que o aluno pode escolher no momento da inscrição. As aulas serão realizadas na sede do Senai Cimatec, no bairro de Piatã, e no Cimatec Digital, no Pelourinho, novo campus em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba, que integra o Programa Salvador do Futuro.
Leia também: Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais