A Uber lançou na terça-feira (28) uma nova atualização da plataforma chamada “U-Elas”, que amplia as opções para passageiras que desejam realizar viagens com motoristas mulheres. A funcionalidade, já existente em países da Europa, começa a ser testada em cidades como Piracicaba (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS).
A novidade oferece três formatos diferentes, permitindo mais autonomia e segurança às usuárias. Entre as opções, está a possibilidade de ativar no perfil a “Preferência de viagem”, que prioriza o envio de corridas com condutoras mulheres. O recurso também estará disponível na tela inicial do app, na opção “Mulheres Motorista”, onde a passageira poderá escolher se prefere aguardar uma motorista ou ser redirecionada ao motorista mais próximo.
A iniciativa surge em meio ao aumento das preocupações com a segurança das mulheres em transportes por aplicativo, como forma de reduzir a sensação de insegurança que muitas mulheres sentem ao embarcar no veículo de um desconhecido, visto que o desconforto parte dos inúmeros casos de assédios e vulnerabilidades durante corridas.
Desde 2019, a Uber afirma ter investido mais de R$ 40 milhões em tecnologias e campanhas de conscientização, além de parcerias com organizações especializadas. O número de motoristas mulheres cresceu 160% nos últimos anos, representando atualmente 8% do total no Brasil.
A diretora-geral da Uber no país, Silvana Penna, destacou que a atualização será ampliada para outras cidades e reforçou o compromisso da empresa em aumentar a participação feminina na plataforma. “Ainda há um caminho longo para aumentar a participação de mulheres motoristas, e sabemos que há muito a avançar”, afirmou em entrevista a CNN.
Com informações da CNN e AutoEsporte

























