O projeto do Governo da Bahia de implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), no transporte urbano de Salvador, terá apoio do Prospect Found, formado por 0,08% do total de receitas do Reino Unido, que oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O VLT receberá apoio para a elaboração dos estudos técnicos e divulgação do projeto entre potenciais investidores no Brasil e no exterior.
A proposta da Bahia ficou entre os 20 projetos de investimento público selecionados, em meio a 800 apresentados por governos estaduais e municipais de todo o Brasil. Entre as iniciativas escolhidas, apenas duas preveem a celebração de Parceria Público-Privada (PPP) – a da Bahia e outra de Minas Gerais – voltada para construção, manutenção e reforma de escolas.
O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressalta que o apoio do governo britânico pode se constituir em um reforço importante para a viabilização do VLT. Ele observa que a PPP vem se consolidando como um caminho viável para assegurar investimentos governamentais em áreas estratégicas, a exemplo do metrô e do Hospital do Subúrbio, em Salvador. “O investimento do setor público é fundamental para a economia, [principalmente] num período difícil como o que estamos atravessando, e a PPP tem se mostrado uma alternativa promissora de viabilização de projetos como esses”.
Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o bairro do Comércio. A segunda etapa depende de estudos entre duas possibilidades – ligar Paripe à Estação do Metrô no Retiro, passando pelo Largo do Tanque, ou ir do Comércio até a Lapa. Segundo o coordenador da Secretaria Executiva do Programa de PPPs, um aspecto do projeto que mais chamou a atenção do governo britânico é o fato de que irá complementar outro projeto bem-sucedido já existente, o do metrô.