O Grupo Afeet, que hoje conta com 191 lojas no país, pretende chegar, em 2020, ao total de 400 unidades. A meta audaciosa faz parte do trabalho do novo gerente de expansão da companhia, Rodrigo Faria, que chega à empresa com o desafio de retomar o crescimento por meio de franquias, ampliando a presença das quatro marcas: Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express, em âmbito nacional, alcançando as principais praças do Brasil.
O Grupo, atualmente, representa 45% do mercado de produtos esportivos no Brasil, possui 18 lojas próprias e passou os dois últimos anos fazendo uma ampla reestruturação em sua gestão para que, agora, pudesse retomar o plano de expansão de maneira sólida. “Entendemos que, em um cenário de crise, sobrevivem as empresas que estão estruturadas e que possuem diferenciais competitivos de mercado, uma vez que o consumidor final fica mais seletivo e exigente, fazendo com que o lojista tenha de entregar não somente um produto, mas um produto com valor agregado, contendo tecnologia, atendimento qualificado e pós-venda”, detalha Faria.
O executivo explica que a decisão, em 2014, foi a de parar a expansão para a empresa se organizar estruturalmente, ampliando a base de backoffice da franqueadora, mudando a sede para um local mais amplo e investindo em projetos de revitalização das marcas.
Neste exercício, a empresa entendeu que, muito mais importante do que encontrar potenciais candidatos à franquia, com capacidade de investimento e experiência no varejo, é encontrar empreendedores que tenham o perfil certo para cada modelo de negócio que a rede oferece.
“Focamos nossas marcas para atenderem nichos de mercado com a melhor experiência de compra. Por exemplo, a Artwalk foi posicionada para ser a melhor sneaker store do mercado nacional, enquanto a Authentic Feet foca no público que quer malhar com estilo. Essa visão nos levou a não acreditar mais na venda de tudo para todos, gerando um direcionamento, inclusive, interno, na qual estruturamos nossa equipe conforme o perfil de cada marca. Esse movimento está sendo sensivelmente importante e revelador, uma vez que propicia a criação de um ambiente completo, direcionado a um objetivo comum a todos os envolvidos naquela operação”, detalha o executivo.
Unidades – A expectativa da empresa é abrir 40 novas unidades até o final de 2017, e outras 170 até 2020, atingindo a marca de 400 lojas em funcionamento. “Já iniciamos o cadastramento dos empreendedores em diferentes cidades do País, firmamos parcerias comerciais para ampliar nossa presença digitalmente e, para 2017, estudamos nossa presença em uma das maiores feiras de franquias do mundo, a ABF Expo Franchising”, ressalta Faria.
As regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste são as que mais concentram cidades-alvo para o Grupo. Entre elas estão: Balneário Camboriú, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Londrina, Maringá, Porto Alegre; Brasília, Palmas, Fortaleza, Maceió, Natal e Salvador, respectivamente. “Além dessas, consideradas prioritárias, outras 31 cidades estão no radar da rede e, em cada uma delas, buscamos shoppings já consolidados e com amplo fluxo local’, comenta o gerente de expansão do Grupo Afeet.