BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

Akan Cafés: da afetividade de infância para as cafeterias do mundo

REDAÇÃO por REDAÇÃO
18/09/2022
em Atualidade
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Akan Cafés: da afetividade de infância para as cafeterias do mundo

Karla Lima: "Fiz cursos de barismo e degustação e quando cheguei na torra, descobri um mundo maravilhoso” (Fotos: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Por Anderson Orrico

Um café bem passado e com aroma hipnotizante tem seu espaço no coração e no dia a dia do brasileiro. Foi por conta dessa memória afetiva da infância que a empresária Karla Lima, da Akan Cafés Especiais, buscou se especializar na área, se tornou a primeira mulher certificada em torra da Bahia e já distribui para oito  estados e mais três países, alcançando crescimento de 200% nos últimos dois anos.

O selo hoje está presente em cerca de 100 cafeterias, com 14 marcas. Além da atuação nos estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, também já exporta para Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. O planejamento para os próximos dois anos é ter atuação em todas as capitais do Brasil, ampliar a distribuição também para a França e dobrar o volume de produção, que hoje está em cerca de 800 kg.

O ponta pé inicial foi em 2013, quando Karla, que é administradora,  era funcionária de um banco, em parceria com dois sócios e investimento inicial de R$ 120 mil, resolveu abrir uma torrefação no bairro da Pituba, em Salvador, após realizar diversos cursos em Minas e São Paulo.

O interesse pelo café veio de quando a avó a levava para a casa de uma amiga, do interior da Bahia, que torrava o grão num tacho em cima de uma fogueira no chão. “Minha avó era uma bebedora de café assídua e quando ela faleceu nada mais fazia sentido, então decidi ir em busca do que me trouxesse uma felicidade maior. Fiz cursos de barismo e degustação e quando cheguei na torra, descobri um mundo maravilhoso”, conta a empresária.

Máquinas de torrefação Akan Cafés (Foto: divulgação)

A pandemia do coronavírus também serviu de incentivo para que novos negócios fossem abertos e outros se viram obrigados a crescer por conta da necessidade dos empreendedores em driblar a crise para se manterem no mercado. Foi assim que a Akan despontou no cenário nacional.

De uma ida em São Paulo para desenvolver o projeto de um cliente para a abertura e consolidação da marca.  “Quando me vi sozinha com dois filhos em São Paulo, no meio da pandemia, sem perspectivas, comprei um torrador, instalei dentro de um container num estacionamento e comecei a distribuir para meus clientes em Salvador”, relembra Karla.

Sem dinheiro para investimento inicial, tudo foi comprado e alugado na base da confiança. A operação começava às 7h da manhã e só terminava à noite. O objetivo era torrar a maior quantidade possível de café para que nenhum cliente ficasse sem receber e também fazer com que o retorno financeiro fosse rápido. Quando descobriram que a produção estava sendo realizada em São Paulo, outras pessoas passaram a procurar o café e o crescimento foi inevitável. A marca agora está investindo na abertura do e-commerce e na ampliação da  distribuição para todo o país.

Atualmente, a central de distribuição fica num sobrado, localizado no bairro Conceição, na capital paulista, onde tem cinco funcionárias e que é motivo de orgulho para Karla. “Temos que respeitar de onde viemos e a energia que trazemos. É tão difícil a gente como mulher entrar num mercado majoritariamente masculino. E agora levanto essa bandeira sim. Somos uma torrefação feminina e que está se firmando no Sudeste com origem no Nordeste”, reforça Karla.

Os grãos utilizados pela Akan são provenientes de diferentes estados, produzidos por agricultores familiares, tendo como base o fair trade (comércio justo), gênero de comércio que leva em conta não só os preços justos pagos aos cafeicultores, mas também a transparência das relações, o respeito e a sustentabilidade. Na Bahia, a produção se concentra nos munícipios de Piatã e Seabra.

O poder da ancestralidade no nome

A feminilidade e ancestralidade baiana também estão presentes em todo o processo de formação da empresa, inclusive na escolha do nome. “As primeiras mulheres moedoras de café foram as negras nas grandes fazendas e eu respeito muito a história e queria trazer isso. Um dia descobri uma comunidade tribal em Gana, na África, com o nome Akan, e é a maior sociedade matriarcal do mundo. Todas as mulheres estão em posse de poder. Feminina, tem ancestralidade, poder, rituais para agradecer aos deuses pela colheita. E assim foi escolhido o nome da empresa: Akan Cafés Especiais”, conta Karla.

Como receita de sucesso, Karla destaca que a humildade é o fator predominante para alcançar qualquer objetivo de vida. “Saber de onde veio, as dificuldades que passou, respeitar tudo isso e, o mais importante, respeitar o outro. Esse comportamento é que carrego comigo de forma muito forte”, finaliza.

Confira aqui outros conteúdos exclusivos!

 

Tags: Akan CaféscafécafeteriagrãosNordeste
Artigo Anterior

Festival da Primavera leva muita música ao pôr do sol no Comércio

Próximo Artigo

Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir desta segunda

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Debate Instituto Washington Pimentel
Atualidade

Instituto Washington Pimentel eleva debate sobre investimentos abordando possibilidades de crédito estrangeiro na Bahia Farm Show

Eduardo Sorensen e Washington Pimentel
Atualidade

Paraguaçu Investimentos e Credifit estão presentes no estande do Instituto Washington Pimentel pelo quarto ano na Bahia Farm Show

Giovanni Puonzo, David Carneiro, Douglas Almeida, Fernando Marques (Bankers SVN Investimentos) e Renan Mazzo (Head de Commodities SVN)
Atualidade

Instituto Washington Pimentel traz talks de atualizações sobre mercado financeiro para a Bahia Farm Show

Próximo Artigo
5G

Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir desta segunda

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Membros da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Bahia terá primeira fábrica de vidro solar fora da China com investimento de R$ 1,8 bilhão

Barry Callebaut anuncia investimentos de R$121 milhões na Bahia

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Tecnicos instalando placas solares

Interior baiano vive revolução econômica com expansão da energia limpa

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Evento da Febraban

Presidentes dos maiores bancos do país discutem economia e inovação no FEBRABAN TECH 2025

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Peça promocional

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Fachada sede do Sebrae

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.