Uma das principais agentes de oferta de crédito ao setor produtivo na Bahia, a Desenbahia lançou para 2023 o programa CrediMais, que busca atender clientes que necessitam de capital de giro de até R$ 50 mil. O objetivo é ampliar liberações às empresas, a partir de um novo processo operacional, de forma rápida e segura, como disse ao BadeValor, o diretor de desenvolvimento e negócios, Agenor Martinelli
Além disso, para setor de turismo, a instituição ampliou os recursos da linha do Fungetur, com melhores condições financeiras. Segundo o diretor, estão à disposição dos empresários do setor turístico os recursos para capital de giro, aquisição de bens e investimentos fixos, como obras civis, e compra de máquinas e equipamentos, nacionais ou importados. Entre os beneficiados estão empresas de hospedagens, bares e restaurantes, transporte e agências de turismo.
Para investimento fixo (obras para ampliação, reforma ou modernização), os empresários contam com prazo de 240 meses, incluídos até 60 meses de carência. “A Desenbahia mantém linhas de crédito para garantir novos investimentos em infraestrutura e aquisição de bens, com capital de giro associado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável desse setor e de cadeias produtivas correlacionadas”, explica Martinelli.

Linhas de crédito
Uma das principais ações da Desenbahia é o apoio ao fortalecimento das empresas baianas a partir do apoio à implantação, expansão, modernização de empreendimentos, nos setores industrial, comercial, de prestação de serviços, inclusive turismo. A Agência financia com prazo de até 120 meses (e carência de até 24 meses) a aquisição máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática, automação e muitos outros itens financiáveis. A Desenbahia pode financiar até 100% da demanda de crédito, com juros reduzidos (Selic + taxa fixa a partir 5,15% ao ano).
Para investimento fixo (ampliação, modernização), a linha de crédito “BNDES Automático” permite financiar em até 240 meses, com prazo de carência até 36 meses (com juros Selic + taxa fixa a partir de 3,70% ao ano). Já para o capital de giro, empréstimo visando à manutenção e geração de empregos, a instituição oferece prazo de até 60 meses com juros a partir de 15,75% ao ano.
“A obtenção de financiamento permite que o empresário execute seu plano de investimento, o que possibilita, por exemplo, a adoção de novas tecnologias que elevem sua capacidade de produção. O crédito é fundamental para a expansão dos negócios”, destaca Martinelli.
De acordo com ele, os setores de comércio e serviços são os que mais se beneficiam com as liberações de crédito da Desenbahia (cerca de 40%), seguido da agropecuária (30%), setor público (25%) e indústria (5%). E quem pode solicitar os créditos são as micro, pequenas, médias e grandes empresas.
A solicitação pode ser realizada por meio da internet, no site: www.desenbahia.ba.gov.br ou em atendimento presencial com hora marcada, pela Central de Relacionamento com Cliente, por meio do telefone: 71 3103-1001. No interior do estado, a Desenbahia conta com gerentes para atendimento em Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas. Confira em: www.desenbahia.ba.gov.br/gerencias.
Você está sendo convidado a participar do nosso grupo de notícias exclusivas. Receba informações sobre negócios e economia em primeira mão. Grupo somente para notícias, sem comentários ou diálogos.
Clique abaixo: