A Neoenergia S.A. – uma das maiores empresas integradas do setor de energia elétrica latino-americano- informou que colocou em operação a linha de transmissão de Rio Formoso (Lote 9 – Leilão de Transmissão nº 02/2019, de dezembro de 2019), localizado na Bahia. O empreendimento compreende uma linha de transmissão de 210 km de extensão e duas subestações. O lote de Rio Formoso conta com uma RAP total de R$22 milhões e foi entregue com antecipação de 14 meses e um saving de Capex 25%, ambos em relação ao estimado pela Aneel.
“A antecipação da entrega reforça, mais uma vez, a capacidade da Neoenergia em executar seu plano estratégico e o seu compromisso com a taxa de retorno dos projetos”, informou a companhia, em fato relevante.
Fundada em 1997, com a privatização das concessionárias de distribuição dos estados da Bahia (Neoenergia Coelba) e do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), e tendo adquirido a Neoenergia Pernambuco em 2000, a Neoenergia é controlada pelo grupo espanhol Iberdrola.
A empresa é uma companhia integrada de energia que se apresenta em três segmentos estratégicos de atuação: (i) Redes – distribuição e transmissão; (ii) Renováveis – geração eólica, hidrelétrica e Solar e (iii) Liberalizado – geração térmica e comercialização de energia. Exerce suas atividades em 18 estados e no Distrito Federal, com forte presença na Região Nordeste, uma das regiões que mais crescem no país em termos de PIB e populacionais.