A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador continua com as triagens para cirurgias eletivas em novembro, ampliando o acesso da população aos procedimentos e reduzindo as filas de espera na rede municipal.
Após a primeira ação, realizada no último sábado (1º) no Hospital Municipal do Homem, agora será a vez de mutirões no Hospital Municipal de Salvador, localizado em Cajazeiras/Boca da Mata.
A iniciativa integra as estratégias da secretaria para fortalecer a assistência hospitalar e garantir o cuidado integral à população soteropolitana, promovendo maior agilidade no acesso aos procedimentos cirúrgicos necessários.
A primeira triagem acontecerá no próximo sábado (8), a partir das 7h, voltada para pessoas de 15 a 70 anos. Serão ofertadas 100 vagas para avaliação e seleção de pacientes com indicação para os seguintes procedimentos: colecistectomia por vídeo (vesícula); hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, histerectomia (retirada de mioma); lesões de pele com indicação de exérese/biópsia e lipoma.
Durante o atendimento, é recomendado que os pacientes apresentem exames laboratoriais e/ou de imagem recentes (ultrassom, tomografia ou ressonância magnética), caso os possuam, para facilitar a avaliação médica. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada.
A segunda triagem ocorrerá no dia 13 de novembro, também a partir das 7h, destinada a crianças e adolescentes de 1 a 14 anos, com oferta de 50 vagas. Serão avaliados pacientes com indicação para as seguintes cirurgias: lesões de pele e subcutâneo (lipomas, cistos, cicatrizes, sinais e biópsias); hernioplastia inguinal, umbilical ou epigástrica; postectomia; frenotomia lingual; exérese de dedos supranumerários não articulados e sinequia vaginal.
Para crianças e adolescentes, recomenda-se apresentar no momento da triagem exames laboratoriais recentes (hemograma), caso existam. Os atendimentos também serão realizados por ordem de chegada.
























