BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas do varejo baiano crescem 1,4% de maio para junho

REDAÇÃO por REDAÇÃO
10/08/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

O Assaí Atacadista possui 135 unidades em 18 estados (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia cresceram 1,4% em junho  em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após terem recuado (-1,7%) em maio. Foi a quarta maior alta entre os 27 estados e um resultado melhor que a média nacional (-0,3%). Na comparação junho/18 com junho/17, as vendas  também cresceram (1%), embora abaixo da média nacional (1,5%). Nessa comparação o desempenho do varejo foi positivo em 23 dos 27 estados, com destaques positivos para Acre (9,7%), Paraíba (8,8%) e Rio Grande do Norte (8,3%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados hoje pelo IBGE.

Apesar dos resultados positivos de junho, o varejo baiano ainda acumula recuo de 0,5% no ano de 2018, com uma redução no ritmo de queda em relação acumulado de janeiro a maio (-0,9%). Nesse indicador acumulado no ano (sempre frente ao mesmo período do ano anterior), o comércio varejista baiano vem em quedas consecutivas, mês a mês, há três anos e meio, desde janeiro de 2015. Nessa comparação, a Bahia é um dos seis estados que apresentam queda em junho e tem um resultado bem abaixo da média nacional (2,9%).

Já nos 12 meses encerrados em junho, as vendas do comércio varejista na Bahia se mantêm com um resultado positivo de 0,7%, praticamente repetindo a variação de maio (0,8%). Foi o quinto crescimento, nessa comparação, para o varejo baiano. Nessa taxa anualizada, o varejo brasileiro apresenta avanço de 3,6% em junho, com vendas crescendo em 22 dos 27 estados.

Vendas crescem em 6 das 8 atividades do varejo baiano

Em junho, na Bahia, 6 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis e material de construção) tiveram resultados positivos. Os únicos setores em queda foram os de Combustíveis e lubrificantes (-21,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (-9,7%).

Os destaques positivos, mais uma vez, foram, nessa ordem, para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,8%).

As vendas de produtos farmacêuticos e cosméticos registraram, em junho, a nona alta consecutiva na Bahia e acumulam crescimento de 10,9% no ano de 2018.

Já as de outros artigos de uso pessoal e doméstico seguem crescendo desde maio de 2017 – exercendo, mês a mês, uma das principais influências positivas no varejo baiano. A atividade reflete as compras em lojas de departamento e parte expressiva do varejo eletrônico (grandes sites de vendas).

Por outro lado, o resultado das vendas de combustíveis (-21,6%) foi negativo pelo décimo mês consecutivo (caem seguidamente desde setembro de 2017), aprofundando ainda mais o ritmo de queda em relação a maio (-18,0%), quando ocorreu a greve dos caminhoneiros. É o setor do varejo baiano de pior desempenho neste ano, com queda acumulada de 14,0% no primeiro semestre de 2018.

As vendas do setor de vestuário também se mantiveram em queda em junho (-9,7%), mostrando o terceiro recuo consecutivo e já acumulando, em 2018, retração de 5,0%.

Vendas do varejo ampliado baiano aumentam

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado voltaram a aumentar em junho (4,5%), frente ao mês anterior, após apresentar resultado negativo em maio (-4,5%). O resultado foi o melhor do país, nessa comparação, ficando acima da média nacional (2,5%).

Na comparação com junho de 2017, o varejo ampliado baiano também teve crescimento nas vendas (3,7%), mesmo resultado do país como um todo.

Assim, no primeiro semestre do ano, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam alta de 3,2% na Bahia. Nos 12 meses encerrados em junho, a variação também é positiva (3,7%).

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Frente ao mesmo mês de 2017, as vendas de Veículos, motos, partes e peças (13,8%) retomaram o crescimento no estado, em junho, após o recuo de maio (-3,7%). No ano o setor tem alta de 13,8%.

Já as vendas de Material de construção continuaram a cair em junho (-1,1%), levando a uma desaceleração no acumulado no ano, de 5,2% em maio, para 4,1% em junho.

Tags: IBGEvarejo
Artigo Anterior

BC aprova aquisição da XP Investimentos pelo banco Itaú

Próximo Artigo

Pão de Açúcar realiza promoção com até 40% de descontos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Funcionárias do porto
Economia

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Próximo Artigo

Pão de Açúcar realiza promoção com até 40% de descontos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Plenário da Câmara

Câmara aprova projeto que revoga resolução do Conanda sobre aborto em menores de 14 anos

Feira Preta Festival

Feira Preta Festival anuncia programação e estreia em Salvador com Jau, Afrocidade, Rachel Reis e Sued Nunes

Evento na PGE-BA

PGE-BA e Fapesb lançam edital de R$ 6 milhões para soluções em IA

Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Tatiana Marchioli (de preto) e equipe do Grupo Sabin no Congresso UNIDAS

Amparo Saúde leva estudos científicos para o 28º Congresso Internacional UNIDAS

Senador Contarato, Mário Conceiçao e cia

Salvador sediou Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e reforçou compromisso nacional com a redução de mortes nas vias

Plenário da Câmara

Câmara aprova projeto que revoga resolução do Conanda sobre aborto em menores de 14 anos

Feira Preta Festival

Feira Preta Festival anuncia programação e estreia em Salvador com Jau, Afrocidade, Rachel Reis e Sued Nunes

Evento na PGE-BA

PGE-BA e Fapesb lançam edital de R$ 6 milhões para soluções em IA

Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Tatiana Marchioli (de preto) e equipe do Grupo Sabin no Congresso UNIDAS

Amparo Saúde leva estudos científicos para o 28º Congresso Internacional UNIDAS

Senador Contarato, Mário Conceiçao e cia

Salvador sediou Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e reforçou compromisso nacional com a redução de mortes nas vias

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.