BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

BB lidera ranking de reclamações no terceiro trimestre

REDAÇÃO por REDAÇÃO
15/10/2018
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

Mais de 4 milhões de usuários reclamaram do Banco do Brasil (Foto: Agência Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

O Banco do Brasil liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes no terceiro trimestre, informou hoje (15) o Banco Central (BC). No período, o BC recebeu 1.590 queixas consideradas procedentes contra o banco público, sendo a maioria relacionada à “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (178) e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM [terminais de autoatendimento]”.

Para fazer o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações da instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Banco do Brasil ficou com índice 25,22. O conglomerado BB tem mais de 63 milhões de clientes.

Em segundo lugar, vem a Bradesco, com índice 22,55 e 2.151 reclamações. E em terceiro, o Santander, com índice 22,10 e 933 reclamações. No total, o BC recebeu 9.878 reclamações contra todas instituições financeiras. A maioria das reclamações foram relacionadas a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (1.470).

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional. Quando a reclamação chega à autarquia é encaminhada para a instituição financeira, que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Outro lado

Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira. Se o problema não for resolvido, o cliente pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo de até 10 dias úteis para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

Em nota, o Santander disse que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco.”

O Bradesco informou que reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco, assim como oferecer atendimento de qualidade a todos os clientes e usuários. “O banco vem desenvolvendo nos últimos anos um extenso programa de análise da origem das manifestações de seus clientes e usuários. Esse trabalho é realizado juntamente com os gestores de produtos, processos e serviços e vem produzindo melhorias na solução e redução das manifestações e, consequentemente, da posição do banco nos diversos rankings de reclamações existentes. Além disso, entre outras ações adotadas estão os constantes investimentos em treinamento do quadro de colaboradores e em infraestrutura. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses”, disse a instituição em nota. Procurado, o Banco do Brasil ainda não se manifestou sobre o assunto. (Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil)

Tags: Banco CentralBanco do BrasilBradescoSantander
Artigo Anterior

PRF registra 764 acidentes em rodovias federais no feriadão

Próximo Artigo

Boulevard Shopping Camaçari ganha novas operações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Economia

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Homem contando cédulas de real
Economia

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Próximo Artigo

Boulevard Shopping Camaçari ganha novas operações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Plantação de eucalipto

Bracell vence Prêmio Eco Amcham 2025 com iniciativa pioneira de conservação ambiental

Amanda Gurgel e Vitor Benevides

Clínica Rio Concept inaugura unidade em Salvador com proposta inovadora em transplante capilar, cirurgias estéticas e bem-estar

Bruno Reis e Ivan Euler

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade da Bloomberg e C40 com programa Recicla Capital

Carlinhos Brown

Prefeitura apresenta Plano do Pilar, que propõe reocupação de casarões e fortalecimento da economia no Centro Histórico

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Plantação de eucalipto

Bracell vence Prêmio Eco Amcham 2025 com iniciativa pioneira de conservação ambiental

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Amanda Gurgel e Vitor Benevides

Clínica Rio Concept inaugura unidade em Salvador com proposta inovadora em transplante capilar, cirurgias estéticas e bem-estar

Bruno Reis e Ivan Euler

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade da Bloomberg e C40 com programa Recicla Capital

Carlinhos Brown

Prefeitura apresenta Plano do Pilar, que propõe reocupação de casarões e fortalecimento da economia no Centro Histórico

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.