O governo federal, por meio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), anunciou a intenção de iniciar as obras emergenciais de recuperação das BRs 324 e 116 no primeiro semestre de 2025. Enquanto isso, a ViaBahia, concessionária que deveria cuidar da manutenção dessas rodovias, deixará a concessão em 31 de dezembro.
Não vai sair triste não. Vai colocar no bolso quase R$1 bilhão de indenização. Publicamos isso aqui há duas semanas, lembra?
A proposta do governo é recuperar as estradas e, em seguida, abrir uma nova licitação para uma concessionária administrar as estradas.
Mas, convenhamos, o que se espera dessa vez é mais responsabilidade em relação aos baianos. Que o governo seja rigoroso na nova licitação e que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) cumpra com o seu papel de agente regulador.
A partir de 1º de janeiro de 2025, a única celebração que faz sentido ao fim da ViaBahia seria a extinção da cobrança de pedágio. É inaceitável continuar punindo os usuários com tarifas por serviços que simplesmente não existem.
Não venham com a conversa de que é necessário cobrar para financiar as obras de restauração.
Afinal, são os baianos que arcam com os custos, enquanto o governo e a concessionária falharam em cumprir suas obrigações. Chega de penalizar quem já foi lesado. É hora de dar um basta nessa injustiça.
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