BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

Salvador ultrapassa a marca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
07/08/2021
em Atualidade
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

Entre os soteropolitanos que finalizaram a imunização, o sentimento que predomina é o alívio (Foto: Betto Jr./Secom)

Share on FacebookShare on Twitter

Salvador  ultrapassou, na manhã deste sábado (7), a marca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19, o que representa cerca de 75% da população da cidade elegível para a estratégia. De acordo com o Vacinômetro, portal criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que aponta indicadores de imunização, 2,1 milhões de doses já foram aplicadas (entre primeira, segunda e dose única), e 680 mil cidadãos já estão imunizados, ou seja, 33% da população de Salvador já completou o ciclo vacinal contra o coronavírus.

Através das redes sociais, o prefeito Bruno Reis destacou a marca alcançada pela capital baiana, ressaltando que a imunização dos cidadãos sempre foi um compromisso da Prefeitura. “Vamos continuar trabalhando dia e noite até que todo o público-alvo esteja imunizado”, declarou.

O chefe do Executivo municipal ainda aproveitou para chamar a atenção de todos para a importância da vacina, incluindo a dose de reforço. “Bora vacinar, galera! Prepara o braço aí e não se esqueçam da segunda dose!”

O titular da SMS, Léo Prates, destacou a continuação do trabalho para vacinar toda população da capital baiana. “Esse é um número expressivo para nossa cidade, mostra a eficiência que ganhou Salvador, na atual gestão, na vacinação contra a Covid. Mas, ainda não acabou. Continuaremos trabalhando até que o último soteropolitano, elegível para a estratégia, esteja vacinado. Então, o trabalho prossegue intensamente para que esse número cresça mais e mais, porque quanto mais vacinados, mais segurança para nossa cidade”, disse.

Alívio

O avanço na vacinação reflete na vida dos soteropolitanos que, hoje, já sentem os efeitos positivos da vacina, com a redução do número de leitos ocupados com pacientes vítimas da Covid-19 – neste sábado, Salvador apresenta 43% de ocupação dos leitos de UTI. A enfermeira Tatiana Sobrinha, de 37 anos, que atua no combate à pandemia, desde 2020, se emociona ao relatar dias difíceis na unidade em que trabalha.

“Passamos por dias complicados, exaustivos, vi muita gente morrendo, não foi fácil. Houve um esgotamento físico e psicológico de toda equipe, mas hoje, apesar de sabermos que não acabou, sentimos o alívio da redução dos casos e é claro que isso é reflexo da vacina”, disse.

Para os idosos, o imunizante foi sinônimo de alegria. A aposentada Gildete Oliveira, de 70 anos, relembrou que, antes de receber o imunizante, não tinha contato com os familiares. “Foi muito doloroso, senti tanta saudade dos meus filhos, meus netos, acho que foi o momento mais difícil da minha vida. Mas, graças a Deus e à ciência, está passando.”

Entre os soteropolitanos que finalizaram a imunização contra Covid-19, o sentimento que predomina é o alívio. Com hipertensão severa, o motorista por aplicativo Edmilson Souza, de 48 anos, falou sobre a tranquilidade de estar imunizado. “Não podia parar de trabalhar, minha família depende de mim, mas ao mesmo tempo, tinha medo do contágio, da morte. Só quando tomei a segunda dose da vacina, me senti seguro e pude realizar a minha função em paz”, afirmou.

Atenção

Mesmo com a imunização avançando na cidade, a população ainda deve manter os cuidados, como destacou a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala. “Todas as medidas de precaução têm que ser mantidas, então vamos continuar fazendo o uso de máscaras, persistindo no distanciamento social e, também, não deixar de receber a segunda dose. Infelizmente, temos um percentual grande de pessoas deixando de completar o esquema vacinal”, alertou.

Ela também chamou a atenção para as pessoas que fazem escolha do imunizante, chamados de “sommeliers” de vacina – atualmente, estão sendo aplicadas em Salvador as doses da Pfizer, Oxford, CoronaVac e Janssen. “O imunizante bom é aquele que está disponível. Nós não temos nenhuma pesquisa que mostre, que do ponto de vista da eficiência da vacina para proteção de casos graves, uma melhor que a outra. Todas têm o mesmo desempenho quando o quesito é proteger contra casos graves da doença. Não há justificativa técnica para qualquer tipo de escolha em relação ao imunizante a ser utilizado”, afirmou Adielma.

Estratégia

Para alcançar esses números, a Prefeitura utilizou uma estratégia de vacinação, desde janeiro deste ano, que contemplou os públicos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros grupos prioritários, foram os primeiros a receber os imunizantes. Após o cumprimento dessas fases, a capital baiana passou a realizar as aplicações de forma decrescente de faixa etária, e atualmente segue vacinando pessoas de 28 anos ou mais.

O desempenho de Salvador na campanha chegou a ser reconhecido pelo Ministério da Saúde como o mais eficiente, dentre as capitais do país. Antes mesmo da chegada das primeiras doses das vacinas contra o coronavírus, a administração municipal elaborou e lançou o Plano Municipal de Imunização, em janeiro. A estratégia reúne todo o planejamento necessário que incluiu a delimitação das fases e respectivos públicos-alvo, pontos fixos de vacinação, drive-thrus e até mesmo imunização em casa, com o Vacina Express, para pessoas com dificuldade de locomoção.

Também foram adquiridos quatro ultrafreezers para acondicionamento de imunobiológicos que necessitam de baixíssimas temperaturas (caso das vacinas produzidas pela Pfizer) e elaborada toda uma logística para transporte, armazenamento e distribuição das doses. Esse planejamento, portanto, possibilitou que a vacinação pudesse ser iniciada um dia após o desembarque das primeiras doses na cidade.

Para garantir cobertura aos públicos-alvo da vacina, atualmente 2 mil profissionais de saúde são mobilizados pelo município para atuarem em pontos espalhados pela cidade, inclusive, em esquema de plantão aos finais de semana. Somaram-se a esses profissionais outros 50 auxiliares técnicos de enfermagem e administrativos, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Diversas estratégias também foram pensadas para garantir agilidade e atendimento amplo à população. Algumas delas foram os mutirões e o Viradão da Vacinação, além de ferramentas digitais como o Filômetro (movimentação nos postos), QR Code da Vacinação (agilidade na triagem), Vacinômetro (acompanhamento das doses) e Portal Comorbidades (cadastramento de pacientes com doenças crônicas para vacinação).

Tags: Bruno ReisCovid-19FiebSalvador
Artigo Anterior

Neoenergia avança com obras do Corredor Verde na região Nordeste

Próximo Artigo

Operação fiscaliza postos de combustíveis da RMS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Conversa de Valor
Atualidade

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

Trânsito sob chuva forte
Atualidade

Defesa Civil eleva nível de operação para Atenção após fortes chuvas em Salvador

Maurício Albagli Oliveira
Atualidade

Lançamento de livro na AMAB promove debate sobre crimes de trânsito e atuação da Justiça

Próximo Artigo

Operação fiscaliza postos de combustíveis da RMS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é homenageada com o título Doutora Honoris Causa da UFRJ

Governador Jerônimo Rodrigues, Rodrigo Pimentel nova CIN Policarbonato.

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato

Expositora da agricultura familiar

Crédito, energia, agricultura familiar e tecnologia marcam o terceiro dia da Bahia Farm Show 2026

Isabela Suarez - presidente a ACB e o Vice-Almirante Gustavo Garriga - Comandante do 2º Distrito Naval

Associação Comercial da Bahia e Marinha realizam homenagem aos heróis da Batalha do Riachuelo em Salvador

Edson Vieira Porto

Jerônimo Rodrigues nomeia Edson Vieira Porto para comandar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia

Animação Amadeo e o Hipotético Mundo Novo

Animação brasileira estreia em festival internacional na China com história de resistência e protagonismo negro

Estrada no semiárido sem pavimentação

Governo da Bahia licita pavimentação de 41 quilômetros de acessos em cinco municípios

Augusto Correia, presidente da MIDIACOM Bahia

Bahia lança MIDIACOM para fortalecer representação do setor de comunicação

Humberto MIranda/Faeb Sanar

Humberto Miranda é reeleito presidente da Faeb com 98% dos votos válidos

Rodoviária de Santo Estevão

Governo da Bahia inicia licitação para ampliar e modernizar terminal rodoviário de Santo Estêvão

Cerimônia de premiação

Tecnologia aplicada no Porto de Salvador conquista prêmio nacional de inovação portuária

Evento Conversa de Valor

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

Estrada no semiárido sem pavimentação

Governo da Bahia licita pavimentação de 41 quilômetros de acessos em cinco municípios

Augusto Correia, presidente da MIDIACOM Bahia

Bahia lança MIDIACOM para fortalecer representação do setor de comunicação

Humberto MIranda/Faeb Sanar

Humberto Miranda é reeleito presidente da Faeb com 98% dos votos válidos

Rodoviária de Santo Estevão

Governo da Bahia inicia licitação para ampliar e modernizar terminal rodoviário de Santo Estêvão

Cerimônia de premiação

Tecnologia aplicada no Porto de Salvador conquista prêmio nacional de inovação portuária

Evento Conversa de Valor

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Dr. Anísio Pinheiro

Adiar NR1 será retrocesso na proteção à saúde mental dos trabalhadores

Dra. Beatrice Facundo

Quem cuida da saúde de quem gera e sustenta a vida

Flávia Marimpietri

Dia Mundial do Consumidor reforça importância da informação para garantir direitos

Betânia Miguel Teixeira Cavalcante

A urgência da reforma do Código Civil e seus impactos sobre a vida jurídica contemporânea

Dra. Ana Paula Teixeira

Mulheres ganham 21% menos e representam 60% dos casos de burnout no país

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.