A ComparaOnline (www.comparaonline.com.br), empresa de tecnologia fintech pioneira na América Latina na venda online de seguros e produtos financeiros, com base nos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulga simulação que comprova o aumento no gasto do brasileiro com seguro nos veículos mais comprados do país. O estudo considerou a franquia normal do prêmio e aponta que, entre os favoritos, esse investimento ficou até 84% mais caro.
“O levantamento demonstra a importância de incluir o investimento no seguro na ponta do lápis antes de comprar um carro. Assim como preço de manutenção, gasto com combustível e posição na tabela Fipe, por exemplo, esse é um fator determinante para a decisão mais acertada do motorista”, alerta Gutemberg Fragoso, CMO da ComparaOnline.
O valor do seguro nos dois carros favoritos do brasileiro aumentou: o Onix, da Chevrolet, subiu 55%, enquanto o HB20, da Hyundai, ficou 27% mais caro. Entretanto, o que mais pesa no bolso é o investimento no Corolla, da Toyota, quinto mais vendido, com prêmio de R$ 3.800, gasto 84% maior que nos últimos seis meses, quando era de R$ 2.005,40.
“Destaco que não é preciso se alarmar, já que existem opções de veículos que já caíram no gosto popular e que apresentam hoje seguros mais baratos, tornando-se opções ainda mais atraentes para os motoristas brasileiros”, pontua Fragoso, reforçando que o prêmio do Ford Ka ficou 27% mais barato, enquanto o do Palio, da Fiat, caiu 12%.