O Natal – que aconteceu no último domingo (25) – teve vendas 7,6% maiores na região Nordeste em comparação ao período equivalente de 2021. O crescimento de vendas pode ter influenciado alguns setores pelas vendas de Black Friday e Copa do Mundo que aconteceram no mês anterior. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo nesta segunda-feira (26) e que faz parte de uma série de iniciativas da empresa para apoiar o varejo brasileiro com inteligência e informação.
Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil, a Cielo, empresa líder em pagamentos eletrônicos na América Latina, analisou dados de venda do varejo físico e online entre os dias 19 e 25 de dezembro. O crescimento total do varejo está em 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.
Na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o fato de o Dia de Natal ter caído no domingo colaborou com os resultados. “O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, diz.
Em relação a 2021, o Natal teve vendas 18,4% maiores no varejo online, e 10% maiores no varejo físico brasileiro. A região que teve o maior crescimento de vendas foi a região Sul (+12,8%), seguida pela região Norte (+11,5%), Centro Oeste (+10,9%) e Sudeste (+9,3%). Já a região Nordeste registrou um crescimento de 7,6% . Na análise por estados, o Paraná apresentou o melhor desempenho com crescimento de 15,1%
O segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de turismo e transporte (+26,1%), seguido por Cosméticos e higiene pessoal (+23%), Livrarias, papelarias e afins (+22%) e Óticas e joalherias (+17%).
O relatório vem após a divulgação de números no final de novembro pela companhia sobre o varejo nacional no período da Black Friday. Na ocasião, o indicador ICVA apurou alta de 6,9% nas vendas no período da Black Friday.
O ICVA apura dados junto a 1,3 milhão de varejistas do país credenciados pela Cielo e distribuídos por 18 setores.