A produção argentina de vinhos mundialmente reconhecidos e premiados ganha espaço para celebração com o Malbec World Day, evento aberto nesta quinta-feira (11), na Praça Central do Shopping Barra, com patrocínio do Governo do Estado. A programação segue até domingo (14). O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, foi recepcionado pelo cônsul argentino Pablo Virasoro. Em sua fala, o secretário destacou a importância das relações bilaterais entre a Argentina e a Bahia: “O vinho argentino é ainda mais valorizado com esta iniciativa e estreita relações entre os dois povos”, afirmou.
A expressiva presença dos argentinos, durante o ano inteiro, em zonas turísticas da Bahia, também foi citada pelo secretário Fausto Franco. “Entre os países emissores de turistas estrangeiros, a Argentina está no topo da lista, estabelecendo excelente convivência com os baianos, nos mais diversos municípios do estado”.
A experiência argentina na produção de vinhos ainda contribui para inspirar o enoturismo, um importante segmento da diversificada oferta turística da Bahia. A vinícola Terranova, no município de Casa Nova, atrai cerca de dois mil turistas por mês. A fazenda, do grupo Miolo, produz dois milhões de litros de premiados vinhos e espumantes por ano e está incluída no roteiro enoturístico Vapor do Vinho, no Vale do São Francisco.
Também estiveram presentes ao evento de abertura do Malbec World Day o diretor do Clube Gourmet, Ivan Baldivieso, e os cônsules Gonzalo Fournier, da Espanha; Milena Caridad Zaldivar Piedra, de Cuba; e Lorena Garcia, do Uruguai.