A Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital (CTITD) do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, apresentou, agora em abril, a primeira versão do “Plano Brasil Digital 2030+“. O plano proposto possui seis pilares fundamentais: Infraestrutura para a Transformação Digital, Tecnologias Estratégicas, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, Educação & Capacitação Digital, Inclusão Social & Digital, e Ambiente de Negócios. O objetivo é digitalizar 100% do país em seis anos e colocar o Brasil como uma referência mundial na área.
Durante o lançamento do plano, na última quinta-feira, ficou decidido ainda que o Conselhão vai propor ao governo a criação de uma secretaria Especial para Transformação Digital, vinculada à Presidência da República. A pasta seria responsável pela formulação e aprovação de políticas públicas estratégicas relacionadas à pauta, ajudando na coordenação de políticas de digitalização de serviços e ações de transformação digital espalhadas em diferentes pastas e órgãos federais. A 1ª conversa do grupo com representantes federais está prevista para julho.
O evento de lançamento do Plano Brasil Digital 2030+ contou com a presença de autoridades da Casa Civil e dos ministérios do Desenvolvimento, da Gestão, da Saúde, de Ciência e Tecnologia e Comunicações, além de representantes de empresas, de ONGs e de entidades como a Associação Fórum Nacional das Mantenedoras de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (BrasilTec).
Em sua fala, Cleunice Rehem, diretora-presidente da BrasilTec, apresentou uma série de contribuições para ampliar e aprimorar o escopo do pilar que trata de Educação & Capacitação Digital para a qual sugeriu a inclusão da educação profissional e tecnológica (EPT).
Com augumentos sólidos sobre a relevância dos cursos técnicos para a juventude brasileira e seu protagonismo efetivo da economia, Cleunice expôs o cenário internacional e do Brasil em relação à formação profissional dos jovens e as tendências. Ela destacou a importância da inclusão da EPT no Plano Brasil Digital 2030+. A comissão acatou seus argumentos e decidiu ajustar o plano para contemplar a EPT. A BrasilTec irá acompanhar a revisão do documento.
Pedagoga e mestre em ciências da educação, Cleunice Rehem já assumiu diversos cargos relevantes no Ministério da Educação e participou de várias missões oficiais no exterior para tratar de questões nessa área. Atualmente, além de diretora da BrasilTec, é consultora independente para assuntos da educação, é colaboradora da UFRRJ e do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas do CEAM/UnB e Faculdade de Educação/UnB.
EPT
A educação profissional e tecnológica, conhecida como EPT, inclui cursos de qualificação profissional, habilitação técnica, graduação tecnológica e de pós-graduação. Ela prevê uma integração com os diferentes níveis e modalidades da educação, conjugando trabalho, ciência e tecnologia. Muitos especialistas enxergam a EPT como uma grande ferramenta para o Brasil superar o quadro dramático de milhares de jovens e adultos que não estudam nem trabalham, conhecidos como “nem-nem”.
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