terça-feira, 17-05-2022
terça-feira, 17-05-2022

super banner 728X90px_Operacao chuva

Sinos das igrejas de São Domingos e do Passo voltam a tocar neste final de semana

Mais duas igrejas da capital baiana voltam a tocar seus sinos. A primeira será a da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, no sábado (15), às 10 horas. A igreja, que fica no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, data da primeira metade do século XVIII, e terá três sinos reativados depois de mais de meio século parados.

Localizada em frente à Catedral Basílica da Cidade do Salvador, a igreja é um dos marcos do Terreiro de Jesus, com fachada em estilo rococó e torre em terminação bulbosa. Internamente, possui a influência de três estilos artísticos, o barroco, o arranque e o neoclássico.

No domingo, dia 16, também às 10 horas, será a vez da famosa Igreja do Passo, que ficou conhecida até internacionalmente, por ter sido cenário do filme o Pagador de Promessas, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.

As torres da Igreja do Passo, além dos sinos, guardam muita história, “são marcos do viver e dos códigos sociais desde o século XVIII”, pontua o historiador da Secretaria de Turismo da Bahia, Rafael Dantas. A Igreja foi erigida na primeira metade do século XVIII marcando o cenário urbano da Cidade Alta e do frontispício de Salvador.

Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, responsável por esta mobilização no sentido de reativar os sinos da capital baiana, estas últimas duas igrejas representarão um resgate histórico para o Terreiro de Jesus, “já que há mais de meio século os sinos das Igrejas do Terreiro não tocavam juntos”.

GIF Animado Nova Rodovia_970 x 150_Veracel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CDX banner 300x250_institucional

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

REDAÇÃO
REDAÇÃO
O portal BAdeValor tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à economia da Bahia