O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, lançaram nesta quarta-feira (28), em Salgueiro (PE), o programa Chamada Nordeste. A iniciativa prevê a liberação de R$ 10 bilhões em crédito para impulsionar a indústria e promover o desenvolvimento sustentável da Região. Com foco em inovação, infraestrutura e serviços públicos, o programa é resultado da articulação entre instituições financeiras federais e está alinhado às diretrizes do Nova Indústria Brasil (NIB).
“São R$ 10 bilhões para quem quiser fazer projeto, apresentar aos bancos, passar por uma avaliação e vir instalar uma empresa na região. Nunca antes na história do Brasil houve tanta disponibilidade de crédito para atrair investimentos para o Nordeste”, afirmou Lula.
A Chamada Nordeste é um marco, sendo a primeira a reunir todas as instituições financeiras federais atuantes na Região – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CAIXA) – além da Financiadora de Projetos (FINEP), do Consórcio de Governadores do Nordeste e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Os recursos serão disponibilizados por meio de diversas modalidades de fomento, incluindo crédito, subvenção econômica, participação acionária e recursos não reembolsáveis (para projetos cooperativos entre empresas e instituições tecnológicas). A expectativa é que esse aporte financeiro impulsione a inovação e o desenvolvimento em setores-chave para a Região.
Entre os focos prioritários da Chamada Nordeste estão: energias renováveis, com ênfase em armazenamento; bioeconomia, com foco em fármacos; descarbonização, com destaque para o hidrogênio verde (H2V); data centers verdes; e indústria automotiva, incluindo máquinas agrícolas.
Os interessados poderão acessar o formulário de inscrição a partir do dia 16 de junho nos sites dos organizadores da chamada. A submissão dos planos de negócio será aceita até setembro deste ano é o resultado será divulgado em novembro.