BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Toyota do Brasil retoma produção a partir desta segunda-feira

REDAÇÃO por REDAÇÃO
21/06/2020
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Colaboradores retornam às fábricas da Toyota, com novas medidas de segurança e higienização do ambiente

Share on FacebookShare on Twitter

A Toyota do Brasil retoma a produção de suas fábricas no Estado de São Paulo de maneira gradual a partir desta segunda-feira, 22 de junho. Nesta data, as unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz retomam suas atividades produtivas, enquanto a planta de Sorocaba retornará na sexta-feira, 26 de junho.

Para garantir a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores, um novo e completo protocolo de segurança foi implementado. Nas portarias das fábricas, câmeras termográficas foram instaladas, para medir a temperatura em tempo real logo na chegada dos colaboradores. Para evitar aglomeração, os fretados chegarão de forma escalonada, enquanto aqueles que chegam com veículos individuais terão a temperatura medida antes de entrar no estacionamento.

Em relação aos fretados, a capacidade foi diminuída para metade para oferecer o distanciamento correto dos funcionários, o que fez com que o número de veículos fosse dobrado. Todos eles contam agora com álcool em gel para higienização das mãos. A Toyota também reforçou a importância de os colaboradores da produção já virem uniformizados, para evitar aglomerações no vestiário.

Para o pessoal da parte administrativa, de segunda a quinta-feira, fica definido um rodízio, no qual, no máximo 50% da força-tarefa será feita de forma presencial, segundo as normas de segurança estabelecidas, com um distanciamento mínimo de um metro. Já as reuniões serão feitas por videoconferência. Às sextas-feiras, o trabalho remoto é para 100% dos colaboradores. Além disso, cada colaborador receberá um kit com dez máscaras para serem usadas durante o expediente.

No refeitório, em vez do self-service, as refeições serão servidas em porções embaladas individualmente. Já nas mesas, os colaboradores sentarão de forma intercalada, em “W”, para que ninguém fique em frente nem ao lado um do outro. E, durante esse horário, serão realizadas escalas de 20 minutos, para garantir a melhor circulação de ar no ambiente.

Outra medida adotada por causa do novo cenário é a disponibilização de álcool em gel em diversos locais de circulação. Já nas áreas comuns, como nas áreas de café, foi adotada a sinalização no piso, para mostrar a distância segura entre os colaboradores.

Contribuição com a sociedade

Desde o início da pandemia no Brasil, em março, a empresa sempre se mostrou atenta à segurança dos colaboradores, dos stakeholders e ao bem-estar da sociedade em torno das suas plantas. Tanto que anunciou uma série de iniciativas para ajudar no combate à covid-19.

Entre as medidas adotadas, destacam-se a doação de quatro unidades da Toyota Hilux adaptadas para ambulância e o fornecimento de cerca de 30 mil frascos de álcool em gel. A companhia ainda entregou 25 toneladas de alimentos para as comunidades em vulnerabilidade social das cidades onde atua, como São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, Guaíba, no Rio Grande do Sul, e em alguns municípios onde a Fundação Toyota tem projetos de conservação ambiental, como no Nordeste e na região da Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Neste último caso, foram doadas cestas funcionais, com hortaliças, produzidas por agricultores locais, com o objetivo de estimular a economia local.

A fim de gerar renda para essas comunidades do entorno, a empresa também anunciou a doação de 28 mil máscaras de tecido, das quais 8 mil foram produzidas por cooperativas de costureiras, por meio do Projeto ReTornar, feito em parceria com a Associação Social Comunidade de Amor (Asca), de Sorocaba (SP). O lote restante, foi produzido por uma cooperativa local de Tamandaré (IRCOS), no estado de Pernambuco.

Reparo de ventiladores

As ações não param por aí. A Toyota, em parceria com o Senai, participa da rede voluntária de empresas para o reparo de respiradores, na fábrica de Sorocaba. Até o momento, foram recebidas 51 unidades, 21 consertados e entregues a hospitais do Estado, em cidades como Itapetininga, Leme, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba, Vinhedo, Taubaté e Votorantim.

Desde o final de maio, a companhia faz parte de uma iniciativa com outras empresas, inédita no setor, para produzir 4 mil ventiladores até o fim de julho. Para tanto, forneceu mão de obra e consultoria produtiva, com a utilização do Sistema Toyota de Produção (TPS), que busca aumentar a eficiência operacional.

Tags: Toyota
Artigo Anterior

Comunite anuncia lançamento de rede social entre empresas

Próximo Artigo

Mercado financeiro projeta queda do PIB em 6,50% este ano

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente Lula e o governador Jerônimo no evento de lançamento.
Economia

Governo federal retoma operações da Fafen-BA em Camaçari para ampliar produção nacional de fertilizantes

Navio cargueiro
Economia

Mercado global de algodão entra em 2026 sob pressão geopolítica e incertezas climáticas

Homem fazendo cáçculos com uma maquina tenhdo ao lado pilhas de moedas
Economia

Educação financeira ganha protagonismo diante do avanço do endividamento no Brasil

Próximo Artigo

Mercado financeiro projeta queda do PIB em 6,50% este ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é homenageada com o título Doutora Honoris Causa da UFRJ

Governador Jerônimo Rodrigues, Rodrigo Pimentel nova CIN Policarbonato.

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato

Estrada no semiárido sem pavimentação

Governo da Bahia licita pavimentação de 41 quilômetros de acessos em cinco municípios

Expositora da agricultura familiar

Crédito, energia, agricultura familiar e tecnologia marcam o terceiro dia da Bahia Farm Show 2026

Evento Conversa de Valor

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

Animação Amadeo e o Hipotético Mundo Novo

Animação brasileira estreia em festival internacional na China com história de resistência e protagonismo negro

Lucas Reis

Zygon lança braço de Venture para investir em startups de inteligência artificial aplicada à publicidade

Jacques Wagner

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

Estrada no semiárido sem pavimentação

Governo da Bahia licita pavimentação de 41 quilômetros de acessos em cinco municípios

Augusto Correia, presidente da MIDIACOM Bahia

Bahia lança MIDIACOM para fortalecer representação do setor de comunicação

Humberto MIranda/Faeb Sanar

Humberto Miranda é reeleito presidente da Faeb com 98% dos votos válidos

Rodoviária de Santo Estevão

Governo da Bahia inicia licitação para ampliar e modernizar terminal rodoviário de Santo Estêvão

Lucas Reis

Zygon lança braço de Venture para investir em startups de inteligência artificial aplicada à publicidade

Jacques Wagner

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

Estrada no semiárido sem pavimentação

Governo da Bahia licita pavimentação de 41 quilômetros de acessos em cinco municípios

Augusto Correia, presidente da MIDIACOM Bahia

Bahia lança MIDIACOM para fortalecer representação do setor de comunicação

Humberto MIranda/Faeb Sanar

Humberto Miranda é reeleito presidente da Faeb com 98% dos votos válidos

Rodoviária de Santo Estevão

Governo da Bahia inicia licitação para ampliar e modernizar terminal rodoviário de Santo Estêvão

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Dr. Anísio Pinheiro

Adiar NR1 será retrocesso na proteção à saúde mental dos trabalhadores

Dra. Beatrice Facundo

Quem cuida da saúde de quem gera e sustenta a vida

Flávia Marimpietri

Dia Mundial do Consumidor reforça importância da informação para garantir direitos

Betânia Miguel Teixeira Cavalcante

A urgência da reforma do Código Civil e seus impactos sobre a vida jurídica contemporânea

Dra. Ana Paula Teixeira

Mulheres ganham 21% menos e representam 60% dos casos de burnout no país

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.