BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

São Paulo reabrirá bares e restaurantes a partir de 6 de julho

REDAÇÃO por REDAÇÃO
26/06/2020
em Atualidade
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

O governo de São Paulo apresentou ontem uma nova atualização do Plano São Paulo

Share on FacebookShare on Twitter

A capital paulista entrou na fase amarela do Plano São Paulo e vai poder, a partir da próxima semana, reabrir bares, restaurantes e salões de beleza. Apesar disso, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que houve uma recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo para que a capital espere por mais uma semana – e confirmando a manutenção na fase amarela na próxima sexta-feira (3), poderá então reabrir bares, restaurantes e salões de beleza a partir do dia 6 de julho.

“Apesar do município avançar agora para a fase 3 [amarela, do Plano São Paulo], a pandemia continua a existir. Continuamos a solicitar que a população use máscara, evite deslocamento desnecessário e evite aglomeração”, disse o prefeito Bruno Covas. “Por recomendação do Centro de Contingência, vamos esperar uma semana. Portanto, [vamos esperar] a classificação que teremos na sexta-feira da semana que vem [3 de julho] para que o município possa abrir aquilo que a fase amarela permite”, falou Covas.

Segundo Covas, a prefeitura vai aproveitar a próxima semana para conversar e dialogar com os setores que estarão autorizados a funcionar na fase amarela. “Durante a semana que entra, vamos conversar e dialogar com os setores que podem voltar a funcionar na fase 3. Vamos assinar os protocolos [para a reabertura] para que eles possam, portanto, aguardar o resultado da sexta-feira da semana que vem. E se o resultado da sexta-feira que vem confirmar o município na fase 3, amarela, eles vão poder reabrir a partir do dia 6 de julho”, explicou o prefeito.

Hoje (26), o governo de São Paulo apresentou uma nova atualização do Plano São Paulo, plano de retomada da atividade econômica do estado de São Paulo – e que começou a ser feito a partir do dia 1º de junho. O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões e cada uma delas é classificada em uma fase.

Com a nova atualização do Plano São Paulo, grande parte do estado foi classificada na fase 1- vermelha. Com isso, as regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba terão que se manter em quarentena e só poderão reabrir atividades consideradas essenciais como de logística, abastecimento, saúde e segurança. Isso ocorreu, sobretudo, pelo aumento no número de casos, enquanto na região de Piracicaba, houve também aumento expressivo de óbitos. “Temos um crescimento muito importante da epidemia [no interior] que se traduz tanto no número de casos quanto no de internações e de óbitos. Por isso está sendo feito um trabalho muito grande de controle da epidemia e melhoria da capacidade hospitalar”, disse Patricia Ellen, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico.

Já a capital paulista e duas regiões metropolitanas – a sudeste e a sudoeste, entraram na fase amarela. A região sudeste da Grande São Paulo engloba os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do e a do sudoeste engloba as cidades de Cotia, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista. “Vemos que na capital e na região metropolitana houve melhora significativa da epidemia. Notamos isso na ocupação de leitos, na queda de internações e menor variação de casos. Na capital, inclusive, teve redução do número de óbitos em relação à semana anterior”, falou Patricia Ellen.

Na fase amarela, bares, restaurantes e salões de beleza e barbearias poderão reabrir, mas com limitação de 40% do público e horário reduzido de funcionamento, podendo funcionar por apenas seis horas. Já os shoppings centers e comércio de rua, que poderiam abrir já na fase laranja, poderão agora ampliar o horário de funcionamento de quatro para seis horas por dia, além de poder ampliar também sua capacidade, de 20% a 40%.

As demais regiões do estado estão na fase laranja. Estão nessa fase as regiões de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Campinas, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté e três regiões metropolitanas: Grande São Paulo Norte (Franco da Rocha), Grande São Paulo Leste (Alto Tietê) e Grande São Paulo Oeste (Osasco). A fase laranja prevê reabertura de 20% da capacidade de escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias por quatro horas diárias.

Apesar da flexibilização, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (26) a prorrogação da quarentena em todo o estado de São Paulo até o dia 14 de julho. É a sexta vez que a quarentena é prorrogada no estado.

Média estadual

Com a compra de respiradores e criação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado, a capacidade hospitalar para atendimento a pacientes graves da covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus] é satisfatória em praticamente todas as regiões do estado. Porém, o aumento no número de casos na maior parte do interior provocou a restrição total em praticamente metade do território estadual.

Na média estadual medida a cada sete dias e fechada na última quarta (24), houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para tratamento da covid-19 de 66,5% para 65,5% na comparação com a semana anterior, além de aumento na média de vagas por 100 mil habitantes de 19,1 para 19,7. Já a taxa de internações caiu 2% na mesma comparação.

No entanto, a média estadual de casos de infectados por coronavírus subiu 35% na mesma comparação. Houve aumento também na taxa semanal de mortes por covid-19, que subiu 11% em relação à reclassificação da semana passada. Na comparação mensal, o número de infectados passou de 81 mil novas infecções em maio para 138.889 em junho e os novos óbitos passaram de 5.240 em maio para 6.144 em junho. Isso se deve, sobretudo, ao interior do estado, onde está ocorrendo uma aceleração da pandemia. (Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil )

Tags: AraçatubaBauruBruno CovascoronavírusFrançaMaríliapandemiaPiracicabaSão Paulo
Artigo Anterior

Crivella libera comércio de rua e salões de beleza no Rio

Próximo Artigo

Petrobras já realizou 1.500 testes para Covid-19 na Rlam

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Conversa de Valor
Atualidade

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

Trânsito sob chuva forte
Atualidade

Defesa Civil eleva nível de operação para Atenção após fortes chuvas em Salvador

Maurício Albagli Oliveira
Atualidade

Lançamento de livro na AMAB promove debate sobre crimes de trânsito e atuação da Justiça

Próximo Artigo
Refinaria Landulpho Alves

Petrobras já realizou 1.500 testes para Covid-19 na Rlam

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é homenageada com o título Doutora Honoris Causa da UFRJ

Governador Jerônimo Rodrigues, Rodrigo Pimentel nova CIN Policarbonato.

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato

Expositora da agricultura familiar

Crédito, energia, agricultura familiar e tecnologia marcam o terceiro dia da Bahia Farm Show 2026

Isabela Suarez - presidente a ACB e o Vice-Almirante Gustavo Garriga - Comandante do 2º Distrito Naval

Associação Comercial da Bahia e Marinha realizam homenagem aos heróis da Batalha do Riachuelo em Salvador

Animação Amadeo e o Hipotético Mundo Novo

Animação brasileira estreia em festival internacional na China com história de resistência e protagonismo negro

Edson Vieira Porto

Jerônimo Rodrigues nomeia Edson Vieira Porto para comandar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia

Humberto MIranda/Faeb Sanar

Humberto Miranda é reeleito presidente da Faeb com 98% dos votos válidos

Rodoviária de Santo Estevão

Governo da Bahia inicia licitação para ampliar e modernizar terminal rodoviário de Santo Estêvão

Cerimônia de premiação

Tecnologia aplicada no Porto de Salvador conquista prêmio nacional de inovação portuária

Evento Conversa de Valor

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

Diretoria do evento

Bahia Farm Show 2026 encerra edição histórica com recorde de público, crescimento de expositores e fortalecimento do agronegócio

Participantes do evento

Diálogos Ecossistêmicos debate Inteligência Cidadã e protagonismo juvenil em Salvador

Humberto MIranda/Faeb Sanar

Humberto Miranda é reeleito presidente da Faeb com 98% dos votos válidos

Rodoviária de Santo Estevão

Governo da Bahia inicia licitação para ampliar e modernizar terminal rodoviário de Santo Estêvão

Cerimônia de premiação

Tecnologia aplicada no Porto de Salvador conquista prêmio nacional de inovação portuária

Evento Conversa de Valor

Tecnologia e mobilidade pautam soluções para os desafios do trânsito contemporâneo

Diretoria do evento

Bahia Farm Show 2026 encerra edição histórica com recorde de público, crescimento de expositores e fortalecimento do agronegócio

Participantes do evento

Diálogos Ecossistêmicos debate Inteligência Cidadã e protagonismo juvenil em Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Dr. Anísio Pinheiro

Adiar NR1 será retrocesso na proteção à saúde mental dos trabalhadores

Dra. Beatrice Facundo

Quem cuida da saúde de quem gera e sustenta a vida

Flávia Marimpietri

Dia Mundial do Consumidor reforça importância da informação para garantir direitos

Betânia Miguel Teixeira Cavalcante

A urgência da reforma do Código Civil e seus impactos sobre a vida jurídica contemporânea

Dra. Ana Paula Teixeira

Mulheres ganham 21% menos e representam 60% dos casos de burnout no país

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.