O volume de serviços prestados na Bahia cresceu 1,2% na passagem de julho para agosto de 2024, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos ou datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.). O estado voltou a apresentar avanço nessa comparação com o mês imediatamente anterior, após ter registrado variação negativa na passagem de junho para julho (-0,1%). Frente a agosto de 2023, o setor de serviços baiano também teve crescimento (3,5%), sustentando um terceiro resultado positivo consecutivo. O índice no estado ficou acima do registrado no Brasil como um todo (1,7%) e foi o 7º entre as unidades da Federação, empatado com o do Distrito Federal. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Nessa última comparação, Sergipe (10,0%), Amazonas (8,3%) e Piauí (8,2%) tiveram os maiores crescimentos, enquanto Rio Grande do Sul (-15,7%), Mato Grosso do Sul (-14,4%) e Mato Grosso (-12,2%) apresentaram os recuos mais intensos.
Com os resultados positivos de agosto, nos primeiros oito meses de 2024 os serviços na Bahia tiveram um crescimento acumulado de 1,1%. O resultado segue abaixo do nacional (2,7%) e é apenas a 18ª taxa entre as unidades da Federação. Amazonas (7,1%), Santa Catarina (5,6%) e Espírito Santo (5,4%) lideraram o crescimento entre os estados.
Nos 12 meses encerrados em agosto, os serviços baianos também sustentaram crescimento (2,4%). Esse acumulado segue acima do verificado no Brasil (1,9%), num cenário em que 21 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Paraná (5,7%), Tocantins (5,7%), Espírito Santo (5,0%) e Santa Catarina (5,0%). A Bahia tem o 12º crescimento, empatada com a Paraíba.
Serviços profissionais e administrativos
O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia, em agosto de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023 (3,5%), foi resultado de avanços em três das cinco atividades investigadas pelo IBGE.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares (11%) tiveram o segundo maior aumento e deram a principal contribuição positiva para o resultado geral de agosto, no estado. A atividade, que concentra serviços prestados às empresas, cresceu pelo terceiro mês consecutivo. Os serviços prestados às famílias (12,3%) tiveram a maior alta, entre as atividades, e exerceram a segunda influência positiva mais forte. O segmento retomou a sequência de resultados positivos, após a queda registrada em julho.
Por outro lado, os outros serviços (-9,4%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) registraram quedas. Ambos os segmentos voltaram a recuar, após terem avançado em julho, e mantêm os piores resultados no ano de 2024, entre as atividades de serviços na Bahia.
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